Pages

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PATU- Prefeitura implanta 1ª Unidade do CAPS da cidade





A prefeita Evilásia Gildênia, através da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa do secretário Dr. Ednardo Benigno de Moura, implanta na tarde desta sexta-feira (12) no município de Patu, a nova unidade do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
A solenidade acontecerá às 16h, na antiga sede da secretaria de saúde, localizado na Avenida Lauro Maia.

SOBRE O CAPS
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço comunitário que tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes, no seu território de abrangência.
 
Os CAPS deverão obedecer a alguns princípios básicos: devem se responsabilizar pelo acolhimento de 100% da demanda dos portadores de transtornos severos de seu território, garantindo a presença de profissional responsável durante todo o período de funcionamento da unidade (plantão técnico) e criar uma ambiência terapêutica acolhedora no serviço que possa incluir pacientes muito desestruturados que não consigam acompanhar as atividades estruturadas da unidade. A atenção deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social. Devem ainda trabalhar com a idéia de gerenciamento de casos, personalizando o projeto de cada paciente na unidade e fora dela e desenvolver atividades para a permanência diária no serviço.

Os projetos terapêuticos dos CAPS devem ser singulares, respeitando-se diferenças regionais, contribuições técnicas dos integrantes de sua equipe, iniciativas locais de familiares e usuários e articulações intersetoriais que potencializem suas ações. O CAPS deve considerar o cuidado intra, inter, e transubjetivo, articulando recursos de natureza clínica, incluindo medicamentos, de moradia, de trabalho, de lazer, de previdência e outros, através do cuidado clínico oportuno e programas de reabilitação psicossocial.

Fonte: Blog da Prefeitura de Patu

1 comentários:

elizomara elias disse...

Que maravilha pra vocês ai de Patu, tem uma prefeita preocuada com a saude e o bem estar de sua população, quero aqui parabenliza-la pela sua admistração.Quero ao mesmo tempo saber se o CAPS atende pessoas de outros municipios.Ficarei agradecida pela resposta. Parabéns Evilásia.