Pages

sábado, 6 de agosto de 2011

Técnicos do BID gravam documentário em São Tomé, Caraúbas e Patu na próxima terça-feira


Uma equipe de técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, de Washington-EUA vai gravar, esta semana, um documentário em três municípios do Rio Grande do Norte, destacando projetos culturais, de agricultura e abastecimento de água. Respectivamente vão se destacar os municípios de São Tomé, Caraúbas e Patu.

A equipe chega ao Rio Grande do Norte nesta segunda-feira. Vai direto para São Tomé, onde vai gravar a Banda de Música – Filarmônica de São Tomé, que tem como regente a maestrina Paula Francinete, pioneira no Rio Grande do Norte na atividade.

Em seguida a equipe vai para Caraúbas, mais precisamente para o Assentamento 8 de Março, para gravar o projeto produtivo de irrigação de hortaliças e fruteiras orgânicas, negócio rural tocado por mulheres da comunidade distante cerca de 15 km da cidade de Caraúbas.

Em seguida, a comitiva segue em direção de Patu. Vai fotografar e gravar imagens do Assentamento Quilombola Jabotá, onde o trabalho de busca pela água é tarefa das mulheres com apoio do BID.

Os projetos fazem parte de um trabalho piloto do BID no Rio Grande do Norte que vem alcançando sucesso nos três seguimentos. No Estado o trabalho é coordenado por Marisa Rodrigues, da coordenadoria de Projetos Especiais da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, do Governo Estado.

Em Caraúbas, segundo a Secretaria de Políticas do Campo e Meio Ambiente (SPOCAMP), Sheyla Gurgel, o Programa de Desenvolvimento Solidário, financiado pelo BIB (R$ 24.780,60) Beneficia diretamente 14 famílias no assentamento 8 de Março.

Outros três assentamentos de Caraúbas já seguiram o modelo proposto pelo BID, que produz sem usar agrotóxicos, que são Assentamentos Glênio Sá, P.A 1º de Maio e Abderramant.

O trabalho de filmagens, fotografias e também de relatório técnico a respeito dos projetos do Programa de Desenvolvimento Solidário no RN serão apresentados a diretoria do BIB em Washington-EUA, que vai definir os próximos investimentos tomando os três pilotos do Rio Grande do Norte como modelo em cada área específica.

Fonte: Retratos do Oeste

0 comentários: