Pages

terça-feira, 10 de abril de 2012

Ministério Público é a 3ª instituição mais confiável do País


O Ministério Público está entre as três instituições mais confiáveis e honestas para a população brasileira, de acordo com pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), publicada no relatório ICJ Brasil do 4º trimestre de 2011. A pesquisa, que avalia o Índice de Confiança na Justiça (ICJ) vem sendo desenvolvida desde 2009.

No levantamento, o MP aparece em terceira posição com índice de confiança de 51%, ficando atrás, apenas, das Forças Armadas e da Igreja Católica. A pesquisa ouviu 1.550 pessoas nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, além do Distrito Federal. De acordo com o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, esses estados concentram cerca de 60% da população brasileira.

A pesquisa de Índice de Confiança na Justiça (ICJ) realiza levantamentos trimestrais sobre a visão que a população tem sobre o Poder Judiciário e outras instituições. De acordo com a pesquisa, "retratar a confiança do cidadão em uma instituição significa identificar se o cidadão acredita que essa instituição cumpre a sua função com qualidade, se faz isso de forma em que benefícios de sua atuação sejam maiores que os seus custos e se essa instituição é levada em conta no dia-a dia do cidadão comum".

Fonte: MPRN

0 comentários: