Pages

quarta-feira, 23 de maio de 2012

PATU- Secretaria de Turismo e Meio Ambiente eminte nota de esclarecimento sobre "Caça predatória"


A TODOS QUE FAZEM A CIDADE DE PATU DIRIJO MINHA SAUDAÇÃO EM DEFESA DA JUSTA CAUSA 

Para mim na condição de gestor da pasta de Meio Ambiente do Município, é gratificante interagir racionalmente a respeito da matéria postada publicamente em meios de comunicação que mostram a realidade de um crime ambiental, que neste caso irei narrar, se trata da caça predatória.

 O poder executivo municipal tem se preocupado em todos os setores da administração municipal, isto é notório, toda a cidade sabe disso. E em se tratando deste assunto em questão, devo responder pelo o mesmo e assumir qualquer que seja as conseqüências. 

Primeiro quero deixar bem claro que não uso influencia política para gerar politicagem, orgulhosamente digo que tenho me esforçado desde o inicio de minha juventude em ser um cidadão politizado, pois defendo sim a verdadeira política que promove o bem a todos com políticas publicas voltada em favor da vida. Tenho um comportamento ponderado em qualquer situação e sei exatamente as procedências de cada ataque ao trabalho publico de um agente político.

 Acho primeiramente que quem diz que o poder executivo dorme diante da relevância do fato, desconhece totalmente da atuação da secretaria de meio ambiente por meio de seu secretario como autor do combate a essa pratica. Combate esse, que nunca houve em administrações passadas que deveriam ter dado sua contribuição em favor da causa para que Patu não precisasse hoje estar enfrentando esta cruel realidade. 

Em um período de um ano que estou à frente da secretaria já reunimos 98% dos proprietários de terra da serra de Patu para trabalhar o combate de tal crime, que em conseqüência também leva a prática de outros crimes delituosos tanto na Serra de Patu como em toda região adjacente. Essa causa já é explicitamente de conhecimento do ministério publico desde o ano de 2009, ocasião que os representantes das comunidades solicitaram providencias. 

 A atuação da secretaria de meio ambiente neste caso, tem sido diplomaticamente educada, promovendo de forma sensata ações de conscientização como é do conhecimento da sociedade, mas enquanto estamos conscientizando, há outros desleais que agridem com subterfúgio tentando ofuscar o trabalho que requer uma participação efetiva da secretaria e ativa da sociedade. 

Neste momento em boa hora declaro que o poder executivo nesta gestão não é omisso e muito menos conivente a esse tipo de delito. As autoridades policiais detêm o oficio de executarem por força da lei federal o combate de tais delitos realizando o verdadeiro papel de policia. Esta luta, iniciada por mim, acredito que juntos com a união de todos, só cessara quando todos estiverem conscientizados e educados realmente. 

Serei militante desta causa independente de estar sendo secretario ou não. Irei propor ao legislativo municipal para que nos anos vindouros a cidade de Patu venha desfrutar de leis regulamentadas pelo poder Executivo Municipal e eticamente o município cumprir os dispositivos das leis federais com o envolvimento de toda sociedade em defesa da causa. Todo cidadão pode contribuir com esta causa, denunciar também é papel de todos. 

O telefone 190 e 3361-2511 da companhia de policia de Patu está à disposição de qualquer cidadão, e de acordo com o comandante da CIA os comandantes de guarnição estão orientados a proceder à operação e lavrar o flagrante e encaminhar ao IBAMA por meio da Policia Ambiental em Mossoró/RN (telefone: 9631-2016), destacamento responsável pela fiscalização da rota do oeste potiguar. Atenciosamente agradeço pelo espaço e a compreensão de todos.

   Arrilton Cândido 

Secretario Municipal de Turismo e Meio Ambiente

Fonte: Secom- www.patu.rn.gov.br

4 comentários:

Sandra disse...

Eu fico decepcionada com a postura do Secretário de Meio Ambiente Sr. Arrilton, tentando transformar uma discursão ambiental em politicagem. Em primeiro lugar quero que o senhor saiba que eu e meu irmão Shermam, somos partidarios do PT, partido este que dar sustentação a base aliada da Excelentissima senhora Prefeita Evilasia, então como estamos a frente desta discurssão essa afirmação cai por água abaixo.
Sr. secretário a verdade é que durante todos esses anos entraram e sairam gestões e nenhuma delas se preocupou com o meio ambiente, inclusive a atual gestão. Não adianta fornecer números de telefones para a população denunciar, o poder público tem o DEVER de tomar medidas URGENTE para acabar com este exterminio de animais. Não é vergonhoso assumir que quase nada foi feito pelos senhores o vergonhoso e não fazer nada e ainda transferir a responsabilidade da apatia do Municipio para os cidadões.
Só tenho a lamentar pois mediante suas declarações os caçadores estão tendo todo o apoio do poder publico omisso e escondido por medo de perder votos. Será que vale a pena ganhar uma eleição a custa da matança geral de nossos pobres animais indefesos?
A Luta continua, com o apoio ou não dos senhores.
Sandra Suassuna

Majucelly Dantas disse...

Boa tarde Campelo, já que vc públicou o comentário do sr. secretario do meio ambiente na integra, tenho certesa que tb é mais do que merecido o comentário de Sandra Suassuna ser públicado na integra tb, igualdades meu querido.

Calebe Lucas disse...

Seria lindo poder acreditar nessas palavras secretário, mas contra os fatos ela se tornam apenas letrinhas.

Os bandidos estão agindo, formando esquemas e obtendo sucesso pelo visto. O que o sr, enquanto dirigente da pasta de meio ambiente pretende realmente fazer? Palestras?

Atenciosamente,
Calebe Lucas.

Calebe Lucas disse...

Seria lindo poder acreditar que a fauna patuense está sendo protegida por esse discurso cheio de requintes, mas ladeado aos fatos, este discurso tornasse apenas "letrinhas".

Os bandidos estão agindo, fazendo esquemas, se organizando e obtendo sucesso em suas caças. O que o sr. secretário pretende realmente fazer? Palestras?

Aguardando atitudes,
Calebe Lucas - Cidadão Patuense