Pages

sábado, 26 de maio de 2012

PATU- Jornal Gazeta do Oeste destaca avanços na saúde pública de Patu


 

Em pouco mais de três anos frente à administração municipal, a gestão Ação e Reconstrução, através do trabalho desenvolvido pela prefeita Evilásia Gildênia e o médico secretário de Saúde, Ednardo Moura, juntamente com toda a equipe de profissionais qualificados que atendem a demanda da saúde pública na cidade, conseguiu reconstruir e consolidar o sistema de atendimento e acesso à Saúde pública de Patu, como referência para toda a região. “Fizemos da saúde a nossa meta principal, e com muito trabalho conseguimos reconstruir a saúde pública, que recebemos completamente abandonada e na UTI. Hoje Patu dispõe de uma saúde de qualidade com atendimentos especializados e em todas as regiões do município”, disse o secretário de saúde.
 
De cara, a gestão da prefeita Evilásia tratou de recuperar toda a estrutura física e pessoal do Hospital Municipal Dr. Henderson J. B. de Moura e a Unidade de Saúde Lourival Rocha, que se encontravam sucateados. “Recebemos um hospital sem a mínima estrutura para o atendimento básico, sem alimentação suficiente, sem qualquer material para o bom desenvolvimento dos nossos trabalhos, sem falar na Unidade de saúde Lourival Rocha que não suportava mais a grande demanda de pacientes, além da falta de acessibilidade para os deficientes físicos que dever ser garantido a todos”, disse Ednardo Moura.

O Hospital Municipal, além de receber pacientes da cidade de Patu, atende também a demanda de outras cidades. Com uma escala de plantões médicos fixa e uma equipe preparada, o atendimento à Saúde hoje na cidade, pode ser considerado o melhor da nossa região. Para se ter uma ideia, só no ano de 2011, o Hospital Municipal de Patu registrou mais de 22 mil atendimentos ambulatoriais, e de janeiro deste ano até maio, já foram registrados mais de 9.200 atendimentos. “É importante lembrar que a demanda de pacientes oriundos de outras cidades é bem considerável. Antes os pacientes de Patu eram encaminhados para a região por falta de médicos e hoje ocorre o contrário, o que reforça ainda mais a tese de que a nossa saúde melhorou e muito”, disse a coordenadora do Hospital, Maria de Lourdes.

Outro dado importante e que merece destaque é o baixo número de encaminhamentos de pacientes para outras cidades como Mossoró e Natal, onde este ano foram encaminhados apenas 79 casos que não puderam ser solucionados na cidade. Não podemos comparar estes dados com os do passado porque o descaso com a saúde pública era tão grande que era raro encontrar um médico de plantão na cidade.

Ainda em relação ao Hospital Municipal, só neste ano já foram realizadas mais de 1.500 internações, cerca de 350 eletrocardiogramas e pouco mais de mil exames de Raio-X, tudo isso sem falar na distribuição gratuita de medicamentos básicos, onde o paciente já saí com a receita direto para a farmácia básica.

Dentre todos os avanços, podemos destacar o empenho da administração em reativar o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal que foi esquecido ao longo de oito anos de descaso com a saúde pública. “Foi com muita luta e vontade de fazer o melhor para o povo de Patu, que com recursos próprios reativamos o Centro Cirúrgico do município, onde passamos a atender e realizar pequenas cirurgias na cidade, o que reduziu drasticamente o número de encaminhamentos, sem falar na felicidade que toda a equipe de profissionais e o povo de Patu teve, principalmente as mães, que puderam novamente dar a luz na sua terra”, disse o secretário Ednardo.

Desde a reativação do Centro Cirúrgico, já deram a luz em Patu, cerca de 60 mães que antes teriam que ser encaminhadas para outros municípios. De acordo com a prefeita Evilásia, esta foi uma das ações mais importantes da sua gestão. “Garantir o direito de Patu ter novos filhos foi uma das coisas mais importantes que pude fazer pela nossa cidade. Fiquei feliz e emocionada quando soube que depois de anos, mães deram e estão dando a luz a novos patuenses”, disse a prefeita.

Recentemente a prefeitura de Patu, investiu pesado na contratação de especialistas nas áreas da fonoaudiologia, nutrição, pediatria, dermatologia, psicologia e ginecologia, além dos que já atuam nos programas sociais. De acordo com a patuense Maria Lucicleide, nunca se viu tantos profissionais especialistas atendendo em Patu. “Como patuense e usuária dos serviços de saúde do município, me sinto hoje muito mais segura quando o assunto é saúde, pois temos médicos, medicamentos e se necessário temos o encaminhamento garantido. Hoje dispomos de exames e de toda a atenção necessária à nossa saúde”, disse Lucicleide.
 
 Cresce atendimentos nos postos de Saúde

O município de Patu dispõe ainda de três postos de Saúde, todos equipados e com atendimento médico, odontológico e ambulatorial diários, são eles: O posto de Saúde Lourival Rocha (bairro Nova Brasília), posto de Saúde João Inácio (Bairro da Estação), e o posto de Saúde do conjunto Nova Patu.

É importante lembrar que ainda no mês de junho a prefeita Evilásia estará entregando as novas Unidades de saúde dos Bairros do Fomento e Estação, que já estão com as suas obras praticamente concluídas. "Investir em saúde é investir na qualidade de vida das pessoas. Trabalhamos pesado para reconstruir todo o sistema municipal de atendimento à saúde, e deu certo, hoje temos um dos melhores modelos de atendimento de toda a região, e em breve iremos inaugurar mais uma Unidade de Saúde, desta vez no Bairro do Fomento, onde vamos concluir mais uma obra inacabada, deixada pela gestão passada", disse a prefeita Evilásia Gildênia. 

A Unidade de saúde do Fomento será a primeira a ser inaugurada uma vez que os moradores daquele bairro já sofreram bastante com o descaso de gestões passadas pela não conclusão da obra, que hoje será entregue pela prefeita Evilásia.

AMBULÂNCIA: Recentemente a prefeita, juntamente com toda a sua equipe administrativa entregou ao município mais uma ambulância adquirida com recursos próprios, o que vai melhorar ainda mais o acesso à saúde pública de Patu.

Caps é nova realidade em Patu

As ações voltadas para a saúde da administração da prefeita Evilásia Gildênia não param por aí, pois além da contratação de médicos especialistas e a redução drástica de encaminhamentos para outras cidades, a secretaria municipal de saúde, através de muito empenho conseguiu trazer para Patu uma Unidade do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, que oferece um importante serviço comunitário que tem como papel principal cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes.

O Caps-Patu atende também outras seis cidades da região. Pacientes de Olho D’água do Borges, Rafael Godeiro, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Rafael Godeiro e Messias Targino também são beneficiados pelos serviços.

O Caps funciona de terça à sexta, das 08 às 17h, e conta com uma equipe técnica formada por terapeuta ocupacional, enfermeira, auxiliar de enfermagem, assistente social, médica psiquiatra e psicólogo clínico.

De acordo com o secretário de saúde Dr. Ednardo Moura, todos estes profissionais atuam exclusivamente na unidade do CAPS. “Todos os profissionais de saúde lotados no programa atendem apenas a demanda do CAPS, outros casos de saúde devem ser direcionados às unidades de saúde ou hospital municipal, que também dispõe de uma equipe de profissionais qualificados”, disse o secretário.

Para a prefeita Evilásia, todo trabalho e empenho da sua equipe administrativa em reconstruir o sistema municipal de atendimento à saúde pública surtiram efeito imediato, e isso está na cara não só dos patuenses, mas também em toda a região. “Não investimos apenas na reforma e ampliação dos nossos postos de saúde e do hospital municipal, investimos na vida, pois saúde é vida, e uma vida de qualidade é direito de todos. A saúde é prioridade máxima de qualquer gestão responsável e que se mostre preocupada com o seu povo, por isso que trabalhamos pesado para recuperar todo sistema de saúde municipal, que nos foi entregue sucateado e abandonado." disse a prefeita Evilásia.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Em mais uma importante Ação de Reconstrução e respeito aos cidadãos patuenses, a Prefeitura de Patu, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregará no dia 03 de junho a nova Unidade de Saúde do Bairro do Fomento. 

É importante lembrar que esta foi uma obra entregue abandonada pela gestão passada e que a prefeita Evilásia sem olhar pra trás e visando melhorar a vida de todos, deu continuidade e hoje Patu ganhará mais um posto de saúde equipado e pronto para atender a população. “O nosso município já conta com uma saúde de qualidade, e com a inauguração deste novo posto, que vai se chamar Rosalita Forte Dantas , a nossa cidade avança como uma das que melhor trata a saúde do seu povo”, disse o secretário de saúde Dr. Ednardo Moura. 

 Para a prefeita Evilásia, esta é uma conquista dos moradores do Fomento que passarão a contar ainda mais com o apoio e assistência da saúde pública do município. “Iremos entregar mais uma Unidade Básica de Saúde com a certeza de que estamos trabalhando muito para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, disse Evilásia. 
A inauguração acontecerá às 19h e logo após a Banda Forró dos Três fará a alegria de todos os patuenses que estão vendo Patu Crescer.
Fonte: Secom- www.patu.rn.gov.br

0 comentários: