Pages

domingo, 18 de dezembro de 2011

PATU- 1º Encontro Municipal da Juventude foi realizado com sucesso


.

Foi visando integrar e ouvir os jovens patuenses que a Prefeitura de Patu, através da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude e de um grupo de jovens (Monara, Bruno, Renarlly, Zé Filho, Emanoel, Atson, Weiga, Cláudio, Juninho, Reis, Sherman, kleriston e Rubinaldo), alem do empenho pessoal do secretário de finanças Rivelino Câmara, realizou o 1º Encontro Municipal da Juventude. Encontro este que serviu para promover uma maior interação entre a juventude, que teve a oportunidade de debater sobre vários temas importantes para a coletividade.

Em um primeiro momento, foi realizado o credenciamento de todos os participantes, em seguida o secretário Rivelino Câmara fez uma breve explanação sobre o objetivo do evento, depois a prefeita Evilásia Gildênia fez a abertura oficial, logo após o Grupo CIRANDUIS fez uma bela apresentação circense, logo após os jovens foram direcionados para as tendas temáticas para debaterem sobre SAÚDE, TURISMO E MEIO AMBIENTE, ESPORTE E LAZER, CULTURA E EDUCAÇÃO.

Depois de muito debate e troca de opiniões e sugestões, representantes de cada tenda temática, foram apresentar as suas conclusões. O grupo da saúde sugeriu que a secretaria municipal de saúde invista mais em campanhas educativas de combate ao uso de drogas e prevenção no que diz respeito ao sexo seguro.

O turismo e meio ambiente propôs que todo o território que compõe a Serra de Patu, fosse transformado em reserva protegida por lei, além da criação da guarda ambiental do município e da oferta de cursos gratuitos para a formação de guias turísticos, o grupo debateu também sobre a caça predatória, ainda muito presente na nossa cidade.

Em relação ao esporte e lazer, foram levadas as seguintes propostas: Criação de um calendário esportivo, incentivo aos desportistas patuenses, além da manutenção e ampliação de novos espaços para a prática do esporte.

Já a tenda da cultura solicitou da prefeita Evilásia a conclusão do Palácio da Cultura, para que o mesmo sirva de espaço produtor de cultura, apoio aos artistas da terra e a criação de um grupo cultural do município. Na educação foram apresentadas propostas para a criação de um cursinho pré vestibular gratuito, capacitação para os professores e mais investimento em qualificação e aquisição de novas ferramentas educacionais. Logo após o artista da terra Atson Suassuna, membro do grupo PATUART fez uma brilhante apresentação cultural.

Ao término do evento a prefeita Evilásia sancionou a criação da nova secretaria e recebeu por escrito todas as sugestões que serão transformadas em um documento oficial, onde servirá de base para a nova pasta. É importante lembrar que a criação da secretaria da juventude é mais um compromisso cumprido pela prefeita Evilásia, que vem se mostrando atuante em todas as ares administrativas da cidade. Do idoso à criança, da educação à saúde, do esporte e lazer à cultura, enfim da valorização e da reconstrução de Patu como um todo.
 Credenciamento



 Sec Rivelino fez a apresentação do evento

 Diversas autoridades participaram do evento que contou com grande participação popular


 Prefeita e vice, Evilásia e Gorete


 A vereadora Lucélia Também esteve presente no evento


 Apresentação grupo CIRANDUIS








 Apresentação de Atson Suassuna- PATUART

 Prefeita Evilásia cria a secretaria da juventude

 Rivelino Câmara fez a leitura do projeto

Fonte: Secom Patu

0 comentários: