Pages

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Projeto de docente patuense é referência nacional


 Sec. estadual de educação e a professora Vioneide

Estudo desenvolvido pela professora Maria Vioneide Linhares tem como base fundamental estabelecer uma interação social entre estudantes e estimular o maior interesse pela aprendizagem da Língua Portuguesa.O projeto "Correio da Amizade" faz com que os estudantes de uma determinada turma se correspondam por meio de cartas postadas nos Correios com os alunos de outra turma do mesmo nível de aprendizagem de outra Escola.

Dessa forma, 35 estudantes do 7º ano da Escola Estadual Xavier Fernandes enviaram cartas para os alunos da turma do 7º ano da Escola Municipal Francisco Francelino de Moura, ambas em Patu (RN). Os estudantes da escola municipal, por sua vez, escreveram de volta promovendo uma verdadeira troca de cartas com a devida orientação de professores. Isso fez com que se estabelecesse uma amizade alicerçada na aprendizagem capaz de ultrapassar os limites dos próprios estabelecimentos de ensino.

O engajamento dos alunos das duas escolas promoveu uma interação a partir da amizade e despertou um maior interesse para a importância do domínio da Língua. "A receptividade foi, de imediato, altamente positiva", diz a professora Maria Vioneide.

O projeto desenvolve junto ao aluno a competência da construção de cartas (textos) individuais, dentro de trabalho de leitura e escrita feito em sala de aula. O projeto trata da Linguística, Ortografia e Gramática.

Feito dentro do âmbito de turmas do ensino fundamental, o projeto logo se espalhou pela comunidade, com os estudantes trocando cartas para o aprimoramento do estudo da ortografia e da gramática. O "Correio da Amizade", que deverá ter continuidade ainda este ano, foi desenvolvido nos meses de abril e maio.

OLIMPÍADA NACIONAL

O projeto desenvolvido na Escola Estadual Xavier Fernandes foi um dos selecionados em todo o território nacional na Olimpíada de Língua Portuguesa para ser apresentado em Seminário que aconteceu nos dias 29 a 31 de agosto em Brasília.

A Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa realiza nos anos ímpares ações junto a formação de professores. Este ano, o Seminário de Brasília debateu as possibilidades da Língua Portuguesa com foco na escrita, e um dos trabalhos de referência foi o desenvolvido pela professora potiguar, nascida no município de João Dias, Maria Vioneide Linhares.

Foram apresentados 25 trabalhos de todo o país. O projeto de Maria Vioneide foi o único representante do Rio Grande do Norte, isso considerando as escolas públicas e particulares.

A Olimpíada é promovida pelo Banco Itaú Social, Ministério da Educação, e Centro de Estudo e Pesquisa na Educação, Cultura e Ações Comunitárias.

Fonte: Blog Português no dia a dia

0 comentários: