Pages

domingo, 18 de setembro de 2011

Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra o sarampo



O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 30 deste mês a campanha nacional de vacinação contra o sarampo, prevista para terminar na sexta-feira (16). De acordo com levantamento do ministério, mais de 16 milhões de crianças de até 7 anos de idade foram vacinadas até o momento.

O público atendido até agora corresponde a 94,7% da população nessa faixa etária, superior a 17 milhões de crianças. A meta é imunizar 95% dos pequenos. A campanha começou no dia 13 de agosto.

De acordo com o ministério, a campanha foi prorrogada para que estados possam identificar os municípios com cobertura vacinal e intensificar a mobilização nessas localidades.

Dos oito estados que iniciaram a campanha antecipadamente, no dia 18 de junho, apenas a Bahia vai continuar a vacinação. Crianças que já foram imunizadas podem tomar a vacina novamente.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala ou respira. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção. A vacina contra o sarampo está disponível durante todo o ano nos postos de saúde.

Fonte: Agência Brasil

0 comentários: