Pages

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Rosalba promove um dos maiores ataques da história contra a luta educação pública do RN


Os trabalhadores em educação estão sendo vítimas de um verdadeiro bombardeio. A artilharia pesada não vem só do Governo Rosalba ou do Tribunal de Justiça. Agora, 16 promotores públicos também abrem fogo contra os Profissionais da Educação e recomendam a demissão de todos os não voltarem ao trabalho no prazo de 30 dias.

Os Promotores de Justiça orientam também que a secretária de educação Betânia Ramalho determine o desconto, em folha de pagamento, das faltas injustificadas dos profissionais que se recusarem ao retorno imediato das atividades.

Como se isso fosse pouco, no último sábado (16) a Governadora baixou decreto abrindo comissão de inquérito com o objetivo de retaliar os servidores da educação que se mantém firmes na luta. Tudo isso para promover a desigualdade entre os profissionais no que concerne a tabela salarial das categorias.

O governo também pediu ao TJ o aumento da multa diária pela manutenção da greve para 100 mil reais, o que praticamente levaria o Sinte-RN à falência. A coordenadora do Sinte-RN professora Fátima Cardoso, avalia as ações do poder como um cerco conservador contra a luta da educação. “Estamos sendo atacados por todos os lados, e mesmo assim resistindo com cerca de 90% de paralisação”, explica Fátima

Para ela, o momento pede uma análise realista da situação. “Vamos avaliar na assembleia de logo mais à tarde os caminhos a seguir e o Sindicato irá até o fim a partir da decisão tomada. Contudo, quero adiantar que não vamos expor essa brava categoria a danos ainda maiores na sua vida profissional, como demissão e perda dos seus já vergonhosos salários. Muito menos, vamos permitir que a força reacionária do Governo leve o Sinte-RN à falência. Até por que é isso que eles querem: destruir de vez toda a luta em defesa da educação no Rio Grande do Norte.

“Com todas as letras: essa é uma avaliação que deve ser feita em assembleia, a diretoria e a categoria unidas analisando se é o momento de voltar as atividades ou não. Mas tudo isso com o critério da responsabilidade e da serenidade que sempre caracterizou as ações deste sindicato. Independente da decisão a ser tomada, já podemos dizer que o Rio Grande do Norte é governado hoje pela maior inimiga da educação desde os amargos tempos do nada saudoso governador Geraldo Melo”, declara Fátima Cardoso.

Fonte: Sinte-RN

1 comentários:

Anônimo disse...

PREZADO BLOGUEIRO,

COMO DOCENTE DA REDE ESTADUAL HÁ EXATOS VINTE E UM ANOS,NÃO PODERIA DEIXAR DE COMENTAR MAIS ESTA ATROCIDADE DO ATUAL GOVERNO DO ESTADO. GOVERNO ESTE QUE FOMOS NÓS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, PAIS, ALUNOS, NÃO IMPORTA A FUNÇÃO E/OU PROFISSÃO,MAS FOMOS NÓS QUE A ELEGEMOS, MESMO QUE NÃO TENHÁMOS VOTADO,FOMOS OMISSOS.
IMPIEDOSO,DESUMANO, TRANSGRESSOR, TALVEZ ESTES ADJETIVOS DEFINAM O ATUAL GOVERNO DO ESTADO DO RN, QUE EM SEUS PRIMEIROS MESES DE GOVERNO TEM DEMONSTRADO INDIFERNÇA E FRIEZA QUANDO TRATA-SE DE EDUCAÇÃO. SABE, ÁS VEZES ME PERGUNTO, QUE GOVERNO É ESTE QUE SÓ "CONHECE" A LEI QUANDO LHE É CONVINIENTE? QUE GOVERNO É ESTE ONDE O DIÁLOGO NÃO LHE CONVÉM? QUE GOVERNO É ESTE QUE NECESSITA DE INTERCESSOR PARA INTERMEDIAR NEGOCIAÇÕES ENTRE OS GREVISTAS? QUE GOVERNO É ESTE? NÃO SOMOS UM PAÍS DEMOCRÉTICO?
É, FOI EXATAMENTE ESTE O GOVERNO QUE NÓS ELEGEMOS NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES. UM GOVERNO QUE DESCONHECE ENTRE OUTRAS COISAS A NOSSA LDB. SE NALISARMOS O CAPÍTULO XVII, SEÇÃO II, ART. 93 QUE TRATA DA CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, CONSTATAREMOS QUE A SENHORA GOVERNADORA INFRINGIU A LDB, NO TOCANTE À:
- PISO SALARIAL;
- PROGRESSÃO FUNCIONAL E SALARIAL;
- APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL CONTINUADO;
-REGIME DE TRABALHO DE NO MÍNIMO 20 HORAS SEMANAIS.
E MAIS, A SENHORA GOVERNADORA,NÃO FAZ NENHUMA RESSALVA A QUALIDADE,MAS SIM A QUANTIDADE, PARA ELA É PRIMORDIAL QUE O ALUNADO TENHA DUZENTOS DIAS LETIVOS NÃO SE IMPORTANDO ASSIM, COM A QUALIDADE DESTES DIAS.
É IMPORTANTE ENFATIZAR AINDA QUE É LAMENTÁVEL OUVIR DEPOIMENTO DE ALGUNS PROFESSORES RECEIOSOS COM INFORMAÇÕES DISTORCIDAS VEICULADAS NA MÍDIA. ACREDITO QUE COMO EDUCADORES, DEVE SER NOSSO DEVER BUSCAR EXPLICAÇÕES, BUSCAR A VERDADE E NÃO ACREDITAR NAS SOMBRAS.
Selma.