Pages

terça-feira, 3 de abril de 2012

PATU- Morre ex-vereador Francisco Otávio de Moura (Chico de André)


Olá Bruno,

É com profunda tristeza que venho através deste, comunicar o falecimento do ex-vereador, Sr. Francisco Otávio de Moura (Chico de André).

A familia agradece as preces de todos neste momento tão dificil.


Biografia Resumida

Nasceu no dia 11 de Janeiro de 1925, no sitio Recreio em Patu-RN, de propriedade dos seus pais André Avelino de Moura e Izabel de Almeida Moura. Estudou somente até o terceiro ano primário, pois teve que parar seus estudos para trabalhar. 

Começou o próprio negócio em Patu, onde vendia cereais e bebidas “fiado”, como ele mesmo dizia. No início do anos 50, foi morar em Fortaleza onde comercializou frutas e depois peles de animais que levava de Patu. Após cinco anos, voltou para Patu e abriu uma lojinha para vender madeiras. 

Foi eleito para quatro legislaturas na qualidade de vereador. Havia poucos eleitores em Patu e na primeira eleição (1956) recebeu 70 votos. Na segunda (1958) ele obteve 97, na terceira (1963) 165 e na última (1967) foi eleito com 210 votos. Na função de vereador, não recebeu salário. Trabalhou de forma voluntária, só pelo prazer de estar na política e de poder ajudar as pessoas e o desenvolvimento de Patu. Dedicou parte de sua carreira apoiando o grupo político do prefeito Aderson Dutra e outra o grupo do prefeito José Tavares de Holanda, tio da sua esposa. Mesmo após o último mandato, continuou participando e articulando o meio politico patuense. Procurava estar sempre atualizado sobre a política, seja através do rádio, dos jornais impressos ou da Televisão. 

Em 1968, abriu a Casa Moura. Passou a vender também ferragens, canos e expandiu para todo tipo de material elétrico e de construção. Na companhia da sua esposa, Severina Saraiva de Moura (Dona Mocinha), educou seus seis filhos: Graça, Isabel, Edmilson, José, Júnior e João. Em 2008, concedeu uma entrevista em vídeo ao filho caçula João, na qual falou, dentre outras coisas, do orgulho de nunca ter agredido fisicamente ninguém, de nunca ter se envolvido em confusão e de estar satisfeito por ter visto os filhos crescendo, constituindo família e trabalhando. Segundo ele, foi tudo fruto de muito trabalho junto com Dona Mocinha. 

Francisco Otávio de Moura, Seu Chico de André, foi acima de tudo, um homem de elevado espírito público que estava sempre pronto para ajudar o próximo. Devemos reconhecer na sua existência e altruísmo, a grande lição que nos deu e que caracteriza-se pelo seu humanismo, sinceridade e sobre tudo pelo seu amor à família e às pessoas mais simples. Foi um homem de bem, um patriota e um grande patuense que contribuiu para o desenvolvimento desta cidade e merece a nossa admiração e profundo respeito. 

Por João Batista de Moura

AOS FAMILIARES A NOSSA SOLIDARIEDADE E QUE DEUS O RECEBA DE BRAÇOS ABERTOS NO PLANO ESPIRITUAL. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE D. MOCINHA TAMBÉM FALECEU RECENTEMENTE. A TODOS O NOSSO ABRAÇO FRATERNAL E A CERTEZA DO REENCONTRO ETERNO.

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu e meu Pai Miguel Barbosa ( Miguel de João Barbeiro )queremos transmitir,atravéz do Blog do Campelo,nossos pêsames aos familiares de "seu Chico de Andre".Todos os Patuenses amigos do meu Pai ainda povoam meu imaginario.

Atenciosamente.
Getulio Barbosa
Secretario Municipal de Saude
Feira de Santana-Ba