Pages

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Constatado caso de dengue Hemorrágica em Patu.


Segundo o blog da Folha Patuense (www.aluisiodutra.zip.net), uma menina de cinco anos de idade, moradora do bairro do Quartel, está internada em um hospital na cidade de Mossoró/RN. Os Familiares da criança afirmam que a menina está se recuperando, mas a situação ainda é preocupante por causa dos constantes sangramentos causados pela doença.

O fato é que o combate ao mosquito Aedes aegypti, é responsabilidades de todos, saúde pública e principalmente da comunidade que deve tomar todos os cuidados para evitar que o mosquito ponha seus ovos.


DENGUE HEMORRÁGICA

Quando alguém se contamina com o vírus da dengue, desenvolve a doença, que dura uma semana sem outras complicações. Mas, se a pessoa se contaminar outra vez com um outro tipo de vírus da dengue, ela pode desenvolver a forma hemorrágica da doença. Por exemplo, uma pessoa pode se contaminar com o vírus da dengue tipo 1 e depois de um tempo se contaminar pelo vírus tipo 2. Nesse caso, ela pode desenvolver uma forma grave da doença - é a chamada dengue hemorrágica, em que a pessoa doente pode ter sangramentos com choque e morte.

Na dengue hemorrágica, as plaquetas caem muito e a pessoa pode morrer em conseqüência dos sangramentos. Com a disseminação do mosquito, há um risco maior da pessoa se infectar por mais de um vírus e desenvolver a dengue hemorrágica.

O tratamento da dengue é somente de suporte, ou seja, não há um medicamento específico para tratar a doença. O tratamento consiste em deixar o paciente em repouso, hidratado, sem febre e sem dor. Se o paciente apresenta um sangramento grave, ele deve receber tratamento específico em um hospital. Não se deve usar ácido acetilsalicílico (presente em medicamentos como a Aspirina) para diminuir a febre ou a dor em pacientes com suspeita de dengue. O ácido acetilsalicílico age sobre as plaquetas, diminuindo a capacidade do corpo de formar coágulos. Por isso, ele deve ser evitado na suspeita de dengue. O Ministério da Saúde recomenda o uso de acetaminofen para o controle da febre e da dor na suspeita de dengue, nunca ultrapassando o limite de 3 g por dia.

Fonte: www.saude.hsw.uol.com.br


Devemos tomar cuidados como:

* Evitar água parada.
* Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
* Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
* Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
* Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
* Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
* Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
* Não acumular latas, pneus e garrafas.


RECEITA CASEIRA PARA O COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE.

Para fazer a solução que pode ser aplicada em pratos, plantas ou até mesmo jardins e hortas que acumulem água você vai precisar de 2 colheres das de sopa de borra de café misturadas em meio copo de água. Depois de pronto você já pode começar a aplicar o conteúdo. Se precisar de mais, faça sempre na proporção indicada, ou seja, 2 colheres de borra de café para cada meio copo de água.

A descoberta que revelou que a borra de café combate com eficiência o Aedes aegypti é da cientista e bióloga Alessandra Laranja. Ela é pesquisadora do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus de São José do Rio Preto. Os testes realizados em laboratório comprovaram que a borra de café - que fica depositada no coador, é uma arma muito eficiente contra o mosquito transmissor da dengue.

Fonte:www.apromac.org.br



Essa luta não depende apenas da saúde pública, depende de todos nós que fazemos parte da sociedade. Então façamos a nossa parte no combate ao mosquito da dengue.


Abraço e até logo.



0 comentários: