Pages

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Avanço da dengue no RN

Jornal de Fato 22/02/08

Magnos Alves - da redação

O Rio Grande do Norte continua um dos Estados do país com o maior número de casos de dengue. Na região Nordeste, o RN ocupa a segunda posição, ficando atrás apenas do Estado do Ceará.
De acordo com números divulgados ontem pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nas primeiras cinco semanas do ano foram registrados 1.669 casos de dengue no Estado. O Ceará registrou 1.932 casos. A quantidade é superior à registrada durante o mesmo período do ano passado, tornando o RN um dos poucos Estados onde o índice de casos aumentou.

O mais preocupante é que o número de notificações de dengue hemorrágica aumentou muito mais. De acordo com a Secretaria Estadual De Saúde Pública (SESAP), em janeiro deste ano foram notificados 106 casos de dengue hemorrágica, contra 17 casos notificados em janeiro do ano passado - aumento de cerca de 600%. Três óbitos por dengue hemorrágica já foram registrados neste ano no Estado.
O coordenador do Programa de Controle de Dengue da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), Lázaro França, informou que na próxima semana será conhecida a realidade dos municípios da região, pois será concluído o primeiro ciclo de levantamento de infestação de 2008.
Em todos os Estados da Região Nordeste foram notificados 6.326 casos suspeitos de dengue, com uma redução de 26,55% quando comparado com o mesmo período de 2007. Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Piauí e Maranhão registraram 651, 622, 431, 288, 285, 181, e 230 casos, respectivamente.
Em todo o país foram notificados 32.122 casos de dengue nas primeiras cinco semanas de 2008, contra 53.224 registrados no mesmo período do ano passado, o que representa queda de 39,65%.

Natal monopoliza carros-fumacê, deixando municípios Todas as regiões do Rio Grande do Norte correm sério risco de uma epidemia de dengue, mas o Governo do Estado, no momento, está mostrando preocupação especial com a capital Natal. De acordo com Lázaro França, coordenador do Programa de Controle de Dengue da II Ursap, todos os carros-fumacê disponíveis no Estado estão atuando em Natal, deixando os demais municípios desprotegidos. Lázaro informou que alguns municípios solicitaram os carros, mas, em virtude da indisponibilidade dos veículos, o serviço está sendo feito com um equipamento manual.
A situação é preocupante, pois, segundo Lázaro França, várias cidades do interior registram casos com suspeita de dengue hemorrágica. São os casos de Pendências, na localidade rural de Porto do Carão, Baraúna, na localidade rural de Tiradentes, e Caraúbas, na localidade de são Geraldo.
Lázaro disse que a partir dessa constatação realizou um trabalho especial nos municípios, especialmente nas comunidades atingidas pelos focos da dengue.
Os dois casos suspeitos aguardam confirmação do Laboratório Central, onde exames de sorologia estão sendo analisados.

Lázaro chamou a atenção para o município de Serra do Mel, onde existe epidemia na Vila Bahia, que teve 13 casos suspeitos de dengue, sendo que sete casos foram confirmados. “Fizemos um trabalho específico na Vila Bahia, mas a situação lá é muito crítica”, relatou.


Fonte: www.defato.com

0 comentários: