Pages

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Campanha da Fraternidade 2008.


A campanha, realizada anualmente desde 1964, refletirá e promoverá ações concretas, esse ano, sobre alguns eixos temáticos relacionados ao tema principal: a dignidade da pessoa humana: a cultura de morte, vigente na sociedade; afetividade e sexualidade, a vida não nascida; ameaças à vida; meio ambiente.

É evidente que temas como aborto, eutanásia, valorização da família e manipulação científica de células-tronco serão abordados de forma taxativa, mas esclarecedora. Além desses, individualismo, utilitarismo, hedonismo moderno e cientificismo, dentre outros, estão também em pauta no texto-base da CF-2008.

Realizada de forma mais evidente durante a Quaresma, a CF deste ano é inspirada na Carta Encíclica do papa João Paulo II Evangelium Vitae (Evangelho da Vida), sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, de 1995, e no Documento de Aparecida, texto conclusivo da V Conferência Geral do CELAM (Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe), realizada no Brasil, no ano passado.

Abraço e até logo.

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado por divulgar a campanha da Fraternidade em seu Blog.
Paz e Felicidades!
Pe. Possidio

www.paroquiadenossasenhoradosaflitos.com disse...

Louvado seja o Deus da criação que nos capacitou de talentos para pô-los a serviço da comunidade.
O cartaz desse ano, bem como dos anos anteriores, pôde levar-me a mergular no mais profundo significado da Vida e do agir humanos.
Também é posível "mergulhar" numa realidade através de escritas, testemunhos, mas, é sobretudo, pela IMAGEM, que retrata a realidade tal como ela é, que esse "mergulho" tem sua eficácia.
Esta é a grande questão posta pela Campanha da Fraternidade de 2008, que será ocasião para refletir sobre a complexa problemática que atinge a vida sobre a terra, em especial, a vida humana. Está em jogo o futuro da vida na Terra, nossa casa comum, e de todos os seus habitantes. Uma solução responsável só poderá ser solidária e fraterna, no pleno respeito ao desígnio de Deus Criador e Senhor da vida.

Parabéns, Bruno Capenlo pela organização do blog.
Abraço, Lamark Yure