Pages

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Universidade Federal do RN divulga mudanças no edital do vestibular 2013


O ingresso nas Universidades Federais do Brasil deve obedecer, já este ano, à lei de cotas, publicada no Diário Oficial da União em 15 de outubro. Com essa decisão, tomada pela Presidência da República, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve que se adequar, substituindo o argumento de inclusão pelas cotas social e racial. A mudança alterou o edital do vestibular 2013.
 
Os vestibulandos que cursaram o ensino médio na rede pública terão a reserva de 12,5 das vagas, que também levará em consideração a renda e a raça destes candidatos. Contudo, os estudantes terão que atingir a pontuação mínima exigida para cada curso.
Das 3.015 vagas oferecidas pelo vestibular, 12,5% serão destinadas aos alunos que estudaram o ensino médio na rede pública. Até então, a inclusão na UFRN se dava por meio do argumento de inclusão, que foi substituído pelo sistema de cotas.
“O número de estudantes beneficiados com o sistema de cotas será praticamente o mesmo que vinha sendo atendido pelo extinto argumento de inclusão. Em 2011 tivemos exatamente 12,5 de vagas ocupadas por egressos da rede pública de ensino, o que correspondeu a 770 universitários”, enfatizou Ângela Maria Paiva, reitora da UFRN.
O sistema de cotas também é racial e social. Das vagas reservadas aos candidatos de escola pública, parte será destinada aos vestibulandos declarados como negro, pardo ou de origem indígena. A renda per capta também será analisada.
Fonte: Blog Robson Pires

0 comentários: