Pages

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Governo Federal decide na próxima semana se prorroga IPI para carros


O Governo Federal deve decidir na semana que vem se irá manter por mais tempo o desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, que vence no último dia deste mês. Mais cedo, no Ministério da Fazenda, representantes do setor automotivo estiveram reunidos com a equipe do ministro Guido Mantega, com quem trataram do assunto.

Segundo o vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, o governo deve decidir se mantém ou não o desconto na semana que vem. “Estamos esperando o ministro nos convocar para uma conversa para que possamos discutir isso”, disse o executivo. A Anfavea avalia que, por conta da redução do IPI desde maio, o nível de estoque nas fábricas caiu de 50 para 32 dias, o que é considerado um patamar de normalidade dos estoques. Moan afirmou que uma prorrogação do IPI mais baixo traria uma “ajuda” nas vendas dos próximos meses, mas já não teria o mesmo efeito de redução de estoques como ocorreu na primeira e na segunda ocasião em que o governo decidiu prorrogar o IPI.

Desde maio, quando o IPI foi reduzido para ajudar a indústria automotiva a sair do atoleiro, as vendas de veículos subiram 31%, segundo dados da Anfavea. A média diária passou de 12,3 mil unidades, em maio, para cerca de 16 mil unidades depois da implementação do desconto do IPI.

Fonte: Correio Braziliense

0 comentários: