Pages

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PATU- Trabalho da professora Vioneide Linhares é reconhecido nacionalmente


Professora Vioneide Linhares

A professora Maria Vioneide Linhares, da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes, Município de Patú, vai representar o Estado em seminário nacional para professores de língua portuguesa. A professora ficou conhecida, no meio acadêmico, ao ser semifinalista da Olimpíada da Língua Portuguesa edição 2010. O trabalho desenvolvido por Maria Vioneide com os alunos da escola também rendeu um primeiro lugar do Nordeste no relato de práticas da olimpíada. 

A olimpíada da Língua Portuguesa é realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação omunitária, desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita.

Uma das estratégias é a realização do concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país com foco nas práticas linguísticas regionais. A olimpíada premia os alunos, que escrevem os textos, e os professores que desenvolvem práticas pedagógicas de ensino da língua em sala de aula.

A redação "Nas Trilhas do Passado" escrito pela aluna, Natália de Oliveira, do oitavo ano, conta a história de seu Zezão, um funcionário da antiga estação ferroviária da cidade de Patu. O texto competiu no gênero memórias literárias e foi apresentado em Belo Horizonte onde chegou a ser semifinalista e classificado entre os melhores do país.

Os textos são elaborados pelos alunos com base nas práticas desenvolvidas pelos professores. Essas práticas também são apresentadas e participam de uma competição nacional. O relato das práticas feito pela professora Vioneide foi escolhido o melhor do Nordeste um, uma vez que a região é dividida em duas para a competição.   

Os resultados obtidos foram tão satisfatórios que o reconhecimento está rendendo a participação em outros eventos nacionais. Nos dias 29, 30 e 31 de agosto a professora vai apresentar o trabalho no "Seminário de Ensino da Língua Portuguesa com Foco na Escrita" a ser realizado em Brasília. 

O Blog parabeniza a professora Vioneide pelas constantes vitórias em seus projetos educacionais e deseja muito sucesso na sua brilhante jornada.

2 comentários:

AWTARKYA disse...

PATU RESPIRANDO 2012

Faltando menos de 1 (um) ano e 4 (quatro) meses da Eleição de 2012 e não se fala em outro assunto em Patu, que é da Sucessão Municipal e dos novos Legisladores da cidade, os nomes mais cogitados nos bastidores da política local para o Poder Executivo são o da atual Prefeita Evilásia Gildênia (PSB), do coligado e futuro Petista Atimar Godeiro, de Thiago Queiroga (filho do ex-prefeito Possidônio Queiroga), de
Magnólia Solano (esposa do ex-prefeito e médico Dr. Lair Solano) e também do Vereador Alexandrino Suassuna Barreto Filho (Xanxan) e se fala também no nome do Desembargador Rafael Godeiro. Nos Legisladores Municipais tem nomes jovéns e estreantes na política como o do Blogueiro Bruno Campelo, Sheila Andrade, da Diretora do Hospital Municipal Lourdes, Sherman Suassuna, Torres (PM), do Prof. Auri Marconi, do Prof. Claudismar Dantas, Shirley Holanda e do jovém Alison Layala (filho de Arni do Correios), além de Hosana Tavares, Aldo de Tota e Ronnivon Lira.

Vamos Aguardar prá ver...

Anônimo disse...

A PRINCÍPIO GOSTARÍAMOS DE PARABENIZAR ESTE BLOG, POR ENFATIZAR A COROAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, QUANDO UTILIZA-SE DA FERRAMENTA PARA POSTAR MATÉRIA REFENTE A SELEÇÃO DA PROFESSORA MARIA VIONEIDE LINHARES. DEFINIMOS COMO COROAÇÃO, POIS ACOMPANHAMOS DE PERTO SUAS ANGÚSTIAS, SEU EMPENHO E DEDICAÇÃO DURANTE A PARTICIPAÇÃO NAS OLÍMPIADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, EDIÇÃO 2010.
COM JÚBILO, EXTERNAMOS NOSSA ALEGRIA POR MAIS ESTA VITÓRIA. TEMOS CONVICÇÃO QUE SUA CARREIRA COMO PROFISSIONAL ESTÁ DECOLANDO.
VOCÊ MERECE!!!!

TE AMAMOS.
COLEGAS DE TRABALHO.