Pages

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PATU- Acompanhe um breve resumo da audiência pública realizada na tArde desta quarta-feira na Câmara de Vereadores


Vamos a um breve resumo da Audiência Pública para tratar da SEGURANÇA PÚBLICA EM PATU E REGIÃO.


Autoridades presentes

Vejamos

Quem fez a abertura foi a vereadora Drª. Margarida (DEM), que propôs a realização da audiência. Em seguida fez algumas considerações acerca das causas da violência e levantou alguns questionamentos.

O advogado e assessor jurídico da Câmara, Evânio Araujo, foi o segundo a usar a tribuna. Evânio pediu para que todos tenham a coragem de combater os preconceitos sociais, que segundo ele é uma das grandes causas da violência. "Não podemos ser hipócritas", disse o advogado. Evânio propôs uma parceria entre a Câmara Municipal e a educação.

O Delegado Regional Getúlio Medeiros (terceiro a fazer uso da palavra) afirmou que toda a violência deve ser combatida através da educação. "Não podemos tratar da violência sem antes passar pela educação", disse o delegado.

O Capitão Carlos Souza (quarto na tribuna) afirmou que a violência assola não apenas a cidade de Patu, mas toda a região, e lembrou que de janeiro à maio deste ano já foram registrados três homicídios na cidade, lembrou ainda que a Polícia Militar está cumprindo o seu devido papel, mas que o estado deve investir na segurança pública e na sua estrutura. O delegado falou sobre a possível transferência da delegacia regional para Caraúbas, e falou sobre a precariedade da estrutura da PM.

O promotor de Justiça Dr. Daniel Fernandes (quinto na tribuna), representante da promotora titular de Patu, Drª Micaeli, informou que a delegacia de Patu, responde atualmente por treze cidades, o que dificulta a apuração e investigação de crimes, e isso tem deixado as autoridades policiais bastante preocupadas. O promotor convocou a população de Patu para refletir sobre o uso das drogas, e pediu a colaboração de todos nas denúncias.

A vereadora Lourdes Leão (PC do B) (sexta na tribuna) parabenizou a vereadora Margarida (DEM) e pediu o apoio do poder executivo para implementar projetos educacionais nas escolas do município, e afirmou que uma das caussa da violência é a desocupação, "Tem muita gente desocupada, sem trabalho, sem ter nada pra fazer", disse a vereadora. Lourdes cobrou mais atuação do turismo local. A vereadora leu uma carta de uma pessoa e chegou a se emocionar, relatando o drama de um preso que foi brutalmente agredido por autoridades policiais. ( Discurso emocionante)

A vereadora Lucélia Ribeiro (PT) (sétima na tribuna) conclamou toda a população a buscar os valores familiares da solidariedade e da paz. A vereadora relembrou que já enfrentou no ceio da sua família as consequencias da criminalidade, onde policiais estavam envolvidos e no entanto, até hoje o caso não foi resolvido. Lucélia afirmou que o problema maior da falta de segurança tem sido o fracasso do estado. A vereadora fez vários questionamentos acerca das causas da violência não só no município mas em toda a região, e pediu para que todas as autoridades saiam da audiência e realmente desenvolvam trabalhos para prevenir e combater a criminalidade. "Não podemos ficar apenas no blábláblá, precisamos agir de fato", disse a vereadora.

O Secretário de Saúde Dr. Ednardo Moura (oitavo na tribuna), falou em nome da prefeita Evilásia (PSB), e reafirmou o compromisso da prefeitura em trabalhar pela segurança da cidade. Ednardo lembrou do passado, onde a cidade de Patu era segura, e divulgou um número preocupante de 21 arrombamentos na cidade. O secretário sugeriu que fosse formada uma comissão entre vereadores, prefeitura, Ministério Público, Policias e representantes da sociedade, para juntos possam elaborar um relatório, e cobrarem mais ações da secretaria de justiça do estado "Estamos com a prefeitura aberta para conversarmos e planejarmos, não é só Patu, mas toda a região está gritando por segurança", disse Ednardo.

A presidenta da câmara vereadora Maria Helena Gentil(PPS) (última afazer uso da palavra) agradeceu a presença de todos, mas lamentou a ausência de representantes de municípios da região que não compareceram, inclusive de representantes do estado.

DO CAMPELO- Sem dúvida nenhum esta audiência serviu para abrir caminhos para que as autoridades públicas, juntamente com a sociedade possam buscar soluções para combater o alto índice de violência que vem deixando todos preocupados.

Os números citados na audiência são preocupantes (três mortes de janeiro á maio e 21 arrombamentos na cidade) PREOCUPANTE MESMO!

Só achei cinco minutos pouco para se debater um tema desta importância. faltou também a participação popular, digo de setores da sociedade, que na minha opinião poderiam ter falado e questionado as autoridades.

No mais, a porta já foi aberta, e repito aqui a frase dita por Dr. Ednardo "Não é só Patu, mas toda a região está gritando por segurança".

1 comentários:

Gustavo disse...

Pelo que eu vi, ninguém admitiu culpa ou responsabilidade pela situação.
Todos se mostram dispostos a resolver o problema, contanto que outro tome a iniciativa!
Ninguém falou da ausência de juiz titular na comarca? Porque a Prefeita e a Promotora titular não estavam presentes? A polícia militar não poderia dar uma batida nos bares vez por outra para surpreender pessoas armadas? A polícia civil por acaso não sabe onde estão as bocas de fumo da cidade? A prefeitura não tem Secretaria de Ação Social ou coisa que o valha para encaminhar os viciados para tratamento? E a Secretaria de Saúde, não tem condições de dar nenhum tratamento? Vamos sempre esperar a ajuda do Governo do Estado ou do Governo Federal que nunca chegam? Será que todas essas autoridades estão realmente dando o máximo que podem?