Pages

terça-feira, 16 de novembro de 2010

PATU- Secretário do município fala sobre o "Lixão de Patu"

 Rivelino Câmara- Sec. de administração e finanças 
Com relação ao Lixão, muita coisa já se falou aqui, muita opinião foi emitida, e muita injustiça cometida quando se diz que a administração da Prefeita Evilasia não está preocupada com tal assunto. Tem sido motivo de preocupação, de reuniões na busca por uma solução urgente. 

É preciso que discutamos o assunto com responsabilidade e sem o viés político, mais sim baseado na razão, pois o problema existe e as soluções estão sendo encontradas.

A Prefeita Evilásia assinou no ministério público um TAC - Termo de Ajuste de Conduta e apresentou como sugestão três terrenos para que se fizesse a transferência do Lixão, e foi então encaminhado ao IDEMA para que o mesmo analisasse e liberasse a licença ambiental. 

Esses terrenos são de particulares e o município está disposto a comprá-lo, porém só poderá o fazer quando o IDEMA liberar a referida licença, que definirá qual terreno vai estar apto a receber o lixão. Paralelo a tudo isso, o município de Patu aderiu ao consórcio regional do aterro sanitário que está sendo construído na cidade de Pau dos Ferros e atenderá 44 municípios desta região, e é uma nova modalidade que esta sendo implantado pelo governo do estado e visa resolver de uma vez o problema de todos os municípios do médio e alto oeste no tocante aos resíduos sólidos, onde o nosso município ficará com uma estação coletora.

A administração tem cobrado do IDEMA a licença do terreno para que se transfira o lixão, mesmo que provisoriamente enquanto se constrói o aterro regional, não se pode simplesmente colocar o lixo em outro terreno sem passarmos pelos trâmites legais, mais mesmo assim nos próximos dias estarão sendo tomadas medidas paliativas para atenuar o problema que reconhecemos ser grave, e que depõe contra o nosso município. 

Continuamos a disposição para qualquer informação, desde que possamos aqui está discutindo em alto nível e com o propósito de buscar soluções para os muitos problemas que o município enfrenta.

Grande Abraço

RIVELINO CÂMARA
Secretário de Administração e Finanças

0 comentários: