Pages

sábado, 6 de novembro de 2010

Mais de 4,6 milhões fazem a prova do Enem neste sábado e domingo em todo o Brasil

A sorte está lançada! Depois de meses de preparação, ansiedade e muita tensão, finalmente chegou a hora de testar os conhecimentos e fazer bonito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 4,6 milhões de candidatos fazem a prova, neste sábado e domingo, em todo o Brasil. Minas é o segundo estado em número de inscritos, com 538,8 mil cadastrados para a prova. 

Eles só poderão levar caneta esferográfica de tinta preta, um documento de identificação original com foto e o cartão de confirmação de inscrição. Isso porque a Justiça Federal manteve veto ao uso de lápis, borracha, apontador e relógio mecânico.
 
A decisão judicial, anunciada sábado, foi uma resposta à ação ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) pedindo a liberação dos materiais durante a prova. Segundo a juíza Maria Cláudia de Garcia Paula Allemand, da 5ª Vara Federal Cível de Vitória (ES), as restrições impostas pelo Ministério da Educação (MEC) são “razoáveis” para que sejam evitadas irregularidades e fraudes.

A decisão é passível de recurso mas, se não houver mudança, o controle do tempo nas provas será feito apenas pelos fiscais. Haverá um sinal sonoro no início do teste, um aviso oral quando faltar meia hora para o término do tempo e outro sinal sonoro ao fim da avaliação. 

O estudante poderá perguntar o horário aos aplicadores. Todas as restrições são uma tentativa de evitar fraudes, como a de 2009, quando exemplares da prova foram roubados da gráfica responsável pela impressão do exame, levando ao adiamento do teste.

Fonte: DNONLINE

0 comentários: