Pages

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Veja na íntegra, a entrevista do(a) redator(a) do blog "Olhar Crítico" concedida com exclusividade ao blog do Campelo

Quem acompanha os blog's Patuenses, sabe que desde a sua primeira postagem (28 de março de 2009) que o blog "Olhar Crítico" vem chamando a atenção de todos. Talvez a forma de criticar e elogiar ao mesmo tempo, ou ainda pelo mistério que gira em torno do(a) criador(a) e redator(a) do blog, seja a causa de tanto sucesso.

A única forma de comunicação entre o "Olhar Crítico" e os leitores se dá sempre no próprio blog, em nenhum momento o(a) redator(a) se pronunciou sobre o assunto, e foi pensando em conhecer um pouco mais sobre este "anônimo" que decidi publicar esta entrevista, com o seu consentimento é claro.

Então vamos lá.

Na íntegra:


CAMPELO- Em 28 de março de 2009 o “Olhar Crítico” postou a sua primeira matéria. Vejamos: “Este é o novo BLOG de Patu! A partir de hoje estamos com uma equipe sempre alerta em nosso município, preparada para ver com um olhar mais apurado, todos os deslizes cometidos pelos políticos e administradores de nossa cidade.” Pergunto. O blog é atualizado por uma equipe ou por uma só pessoa?

OLHAR CRÍTICO- Na verdade o blog é editado por uma única pessoa. Quando refiro-me a uma equipe, é para confundir! A tentativa de confundir o leitor é pelo fato de ser uma pessoa anônima, simplesmente para dificultar a identificação.

CAMPELO- Quem redige o “Olhar Crítico” é um homem ou uma mulher?

OLHAR CRÍTICO- Se eu lhe der essa informação, estarei saindo 50% do anonimato, e isso não está nos meus planos, pelo menos por enquanto.

CAMPELO- De onde surgiu a idéia de criar um blog para tratar de assuntos políticos de forma anônima e o por que do nome “Olhar Crítico”?

OLHAR CRÍTICO- A idéia foi inspirada nos blog's "Folha Patuense" e "Blog do Campelo", pois ambos tinham esse perfíl crítico em relação a política. Quanto ao nome, me veio à cabeça quando imaginei que desde o início da atual administração eu teria uma visão crítica em relação a mesma. Então surgiu o nome Olhar Crítico.

CAMPELO- O redator do “Olhar Crítico” trabalhou ou trabalha em algum setor da administração pública de Patu?

OLHAR CRÍTICO- De certa forma sim, trabalhei!

CAMPELO- No início da administração da prefeita Evilásia Gildênia, o “Olhar Crítico” publicou diversas matérias criticando a administração, com o passar do tempo, o blog foi mudando de tom e diminuiu as críticas, abrindo espaço para elogios. Pergunto. O blog "Olhar Crítico" tem cor partidária, defende algum grupo político da cidade?

OLHAR CRÍTICO- Quando criei o blog foi com a intenção de ser uma pessoa crítica da administração. Com o passar do tempo fui percebendo que seria mais interessante ser um pouco imparcial, e ao invés de só criticar, também elogiar. Percebi que assim estaria sendo mais coerente comigo e teria a admiração de um maior número de leitores. Hoje o Olhar Crítico não tem cor partidária!

CAMPELO- Os leitores do blog percebem que o nome do deputado estadual Walter Alves (PMDB), que é candidato a reeleição, é sempre citado, recebendo vários elogios e tendo o seu trabalho divulgado no blog. Qual a relação do redator do “Olhar Crítico” com o deputado candidato, ou ainda com o PMDB?

OLHAR CRÍTICO- Não tenho nenhuma relação com o PMDB, apenas simpatizo com o deputado "Walter Alves", acho interessante a preocupação dele com os problemas pelos quais o nosso município passa. Isso faz com que eu o admire e o divulgue.

CAMPELO- Quem acompanha o blog percebe que diversas empresas privadas da cidade tem as suas marcas divulgadas. Por que o blog faz tanta divulgação destas empresas?

OLHAR CRÍTICO- Algumas, por achar que são importantes para o desenvolvimento turístico do nosso município, outras, simplesmente por gostar da logomarca e também por ter um pouco de simpatia pelo detentor da mesma.

CAMPELO- O(a) redator(a) do blog já fez diversas críticas em relação a postura ética de algumas pessoas da cidade, no entanto, continua postando matérias de forma anônima. Escrever textos anônimos que criticam posturas éticas das pessoas, é ético?

OLHAR CRÍTICO- Não acho que seja ético, porém entendo que contribuo de certa forma para que determinadas ações sejam tomadas, ou alguns comportamentos mudados. Vejo que as pessoas de um modo geral temem a opinião pública. E como o blog é bastante acessado, termina sendo uma forma de tornar pública as coisas que julgo erradas e com isto colaborar para o desenvolvimento da nossa cidade. Pois não teria coragem de fazer isso de cara limpa. Peço desculpas aos leitores que não concordam comigo.

CAMPELO- Por que o(a) redator(a) do blog, mesmo depois de publicar o resultado de uma enquete feita pelo próprio blog, em que a maioria dos leitores se posicionaram favoráveis ao fim do anonimato, continua publicando matéria de forma anônima? Por que não se identificar?

OLHAR CRÍTICO- Na verdade quando fiz a enquete, não disse que sairia do anonimato se o resultado apontasse essa situação. Outro fator importante que fez com que eu continuasse no anonimato foi a argumentação das pessoas que votaram para que eu continuasse. E também não foi uma maioria tão expressiva, foi bastante equilibrado. Então conclui que o melhor seria continuar.

CAMPELO-Para finalizar, gostaria de saber quais os planos para o blog e se o redator pretende sair do anonimato e de que forma o fará?

OLHAR CRÍTICO- Escuto de muitas pessoas que o blog perderia a graça, que o bom mesmo é o mistério que envolve as postagens. Então tenho quase certeza que jamais sairei! Se eu tivesse que optar entre sair do anonimato ou deixar de editar o blog, eu ficaria com a segunda opção! Uma das coisas que me deixam triste é ver "A ou B" apontados como sendo um editor, e a minha pessoa nunca ter sido sequer mencionada. Mas não posso reclamar, o anonimato foi escolha minha. Obrigado(a)!

1 comentários:

Aurita disse...

Parabéns pela entrevista.
Aurita.