Pages

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Reportagem Especial. Lixão de Patu



Todos sabemos que o lixo retirado pelos caminhões coletores vai para algum lugar. Más que lugar é esse? O Aterro Sanitário, que nada mais é do que uma área de terreno previamente preparada para receber o lixo, com tratamento para os gases e liquidos provenientes da decomposição dos materiais não recicláveis. Com isso, a qualidade do solo da água e do ar seria preservada. Pois bem, esse deveria ser o local para onde o lixo que nós produzimos deveria ir. No entanto os lixões se tornam cada vez mais comum.

Segundo o IBGE, mais de 40% dos municípios brasileiros deposita seu lixo em lixões. O que prejudica e muito a qualidade do nosso solo, das águas e do ar, uma vez que as queimas provocadas para diminuir o volume do lixo são constantes. Além de causar grande estrago ao meio ambiente, o lixão traz ainda diversos outros problemas, a propagação de ratos, mosquitos e uma fedentina insuportável além da constante a presença de catadores e animais.

Imágens: Bruno Campelo

O duro mesmo é saber que em t
empos de transformações climáticas, onde os meios de comunicação divulgam diariamente notícias relacionadas a preservação do meio ambiente, sobre os males trazidos pelos lixões, a gente ter que se deparar com um lixão a céu aberto na nossa cidade, bem na entrada de Patu e próximo as residencias.Voces verão imágens impressionantes do descaso com o meio ambiente.


A exatamente 375 dias (um ano e dez dias), o amigo Aluisio Dutra, publicou matéria em seu blog (www.aluisiodutra.zip.net), entitulada de: "Em Patu, lixão fica localizado na entrada da cidade". Veja um trecho da reportagem de Aluisio.

" Patu é uma cidade que possui um potencial turístico muito bom: Santuário do Lima, Casa de Pedra do Cangaceiro Jesuíno Brilhante, Sítio Arqueológico do Jatobá, Rampa para prática do vôo livre, comunidade Quilombolas, festas populares etc. Semanalmente centenas de romeiros e turistas visitam a nossa cidade. Um problema grave que está acontecendo se trata do atual local do lixão que fica localizado na entrada da cidade, de fronte ao clube AABB. O antigo local do lixão ficava localizado no pé da serra de Patu, uma campanha foi feita para a retirada do mesmo e depois de muito apelo o lixão foi desativado. O que ninguém esperava era o novo local escolhido para despejo do lixo da cidade que fica na entrada da cidade, ou seja, o portal de entrada de Patu."

Pois bem, hoje pela manhã fui ver de perto a real situação do lixão de Patu e pude constatar que a coisa está horrivel e o pior é que avança a cada dia. Muitos mosquitos, animais, porcos e catadores (uma triste realidade). Tive a oportunidade de ver de perto o descaso do poder público para com o meio ambiente e com as pessoas que residem nas proximidades do lixão. Flagrei o Caminhão da prefeitura despejando lixo ao deus dará, uma cena realmente muito triste.

Os motoristas que entram na cidade também enfrentam sérios problemas, pois constantemente as aves que sobrevoam o lixão de Patu, vão de encontro aos seus veículos, sem fala na fumaça provocada pelas quimadas, o que é feito normalmente no turno noturno e prejudica a visibilidade dos mesmos. De longe podemos constatar o gigantesco contraste entre a beleza natural da nossa Serra e o lixão de Patu, uma imágem horrível e tudo provocado pelo descaso do poder público municipal, que está sempre ausente.

Fui ver de perto mais esse descaso da prefeitura de Patu e na ocasião tirei várias fotografias do lixão de Patu. São cenas tristes, mas que precisam ser mostradas a todos. Vejam as imágens de mais um descaso com a nossa cidade.









































































































E segue o carrinho do lixo...

Como podemos ver, essa é a triste realidade da nossa cidade.

Abraço e até logo.

6 comentários:

Anônimo disse...

É bem interessante seu ponto de vista senhor estudante de comunicação social, porém, sabemos que para termos um aterro sanitário para acomodar todo o lixo produzido em nossa cidade, necessitaria de um valor bem expressivo, aproximadamente R$ 1.000,000,00(Um Milhão de Reais) coisa que infelizmente o nosso município não dispõe, mas que vem buscando incessantemente a realização dessa obra para o nosso município, talvez seria mais fácil se os municípios vizinhos tivesse o interesse de formar o consórcio para a construção de aterro inter municipal, assim quem sabe, não acabaria com o lixão de nossa cidade bem como os das cidade vizinhas.

As Palavras faladas no boca-a-boca ou escritas em jornais, blogs etc. fora do contexto administrativo municipal são fáceis de: construir, realizar, melhorar, limpar...Mais quando vivenciamos os problemas e trabalhamos para supera-los, encontramos vários obstáculos que nos impede de realizar tudo aquilo que uma administração têm o dever de realizar.

A administração Avançado nas Mudanças, vem buscando durante quase 08(oito) anos de mandato fazer com que o nosso município seja sempre limpo, organizado, invejado e até mesmo disputado.

Acho que por enquanto é só isso, e por favor, estamos numa democracia se fazemos comentário é porque estamos no nosso livre arbitre e merecemos ser respeitados

Até logo...

Anônimo disse...

Eu compreendo sim que para se fazer um aterro sanitário tem que ter muito investimento. O fato é que mesmo o município não disponibilizando de tantos recursos, poderia mudar o local do lixão, tirando da entrada da cidade. Você sabe o quanto aquilo acaba com a nossa cidade, o quanto é feio. É tudo uma questão de ação.

Ou fato é que, agora sim o senhor está compreendendo o real intuito deste blog, quando eu falo de política estou falando de instituições de formas de administrar, jamais qlguem verá neste blog agressão contra ninguém, jamais!

Muitos podem até se perguntar, quem é Bruno? ele é candidato a alguma coisa? eu respondo, não, não sou candidato a cargo nenhum. Comento política porque gosto e estudo pra isso, faço Comunicação social como bem foi dito acima, e vou dar duro pra construir uma carreira independente de política, más vou me especializar nessa área.

No meu blog Comentop sobre todos os políticos, elogio, critico, enfim tento ao máximo ser imparcial. Hoje faço parte da oposição, o que me leva sim a criticar alguns defeitos da atual administração, da mesma forma como já paarabenizei e parabenizo algumas óbras da prefeitura, afinal de contas eu fiz parte da mudança.

Quem não já foi oposição ou situação? Todos os pré-candidatos a prefeito de Patu Têm seus méritos, cabe a cada um procurar conquistar os elitores. O meu papel aqui é discutir propostas e dialogar, aliás o meu não o nosso.

Em tudo na vida a gente tem que ter opinião e defender o nosso ponto de vista é fundamemental, então é isso. Más continuo achando que o senhor deveria assinar os seus comentárioas, não vejo nada de mais nisso. Veja o exemplo de hoje, muito interessante por sinal, leu a notícia, tem argumentos defendeu a administração e sua opinião, isso é bom.

Abraço e até logo

Anônimo disse...

O assunto do lixão na entrada de Patu é preocupante. Mesmo diante das dificuldades financeiras que os municípios estão passando se pode escolher outro local que não seja a entrada da cidade. Sobre a idéia do consórcio, é viável. Através da imprensa tomei conhecimento que as prefeitura de Mesias Targino e Janduís estão com um projeto de construção de um aterro sanitário para atender aos dois municípios. A questão é que o gestor público de Patu não se aproxima ou não busca parcerias como essas, talvêz porque já se acostumou a querer fazer tudo sozinho.

Anônimo disse...

PARABÉNS BRUNO PELA REPORTAGEM, UM ÓTIMO COMEÇO PARA QUEM PRETENDE SEGUIR NESSA ÁREA.REALMENTE O LIXO JA ESTÁ INVADINDO A PISTA, ISSO PREJUDICA E MUITO O TRÁFEGO DE VEÍCULOS, ALÉM DE DEIXAR A FRENTE DA NOSSA CIDADE FEIA.

ACHO QUE O ADMINISTRADOPR DO MUNICIPIO DEVERIA COMPREENDER ESSAS INFORMAÇÕES COMO SENDO BENÉFICAS A SUA ADMINISTRAÇÃO E NÃO ACHAR QUE SEJAM CRÍTICAS.
MAIS UMA VEZ PARABÉNS E INFELIZMENTE NÃO POSSO ME IDENTIFICAR.

Bruno Campelo disse...

Não aceitarei comentários postados por anônimos. O debate fica mais democrático e respeitoso quando sabemos com quem estamos falando. Esta atitude beneficiará a todos.

Abraço

Anônimo disse...

Estou muito feliz pela luta de vocês, pois estou vendo pela imagen um caminhão para o transporte do lixo.
Muitos lembram que esse transporte era feito em trator conduzido por eládio Moura.
PARABENS...



























































transporte
rte do lixo.