Pages

terça-feira, 2 de outubro de 2012

DEM DE ROSALBA VETA projeto de lei que cria a Semana Estadual de Doação de Leite Humano


DEM- VERGONHA DO RN

O projeto de lei que cria a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foi vetado pela governadora Rosalba Ciarlini DEM. A informação foi confirmada por meio de comunicado enviado pelo Governo do Estado a Casa Legislativa.

Autora do projeto em parceria com o Banco de Leite estadual e profissionais da Saúde, a deputada estadual Márcia Maia lamentou a decisão da governadora e convocou os demais parlamentares a derrubarem o veto para assegurar a execução do projeto.

"A falta de bom senso deste governo chega ao limite ao vetar uma proposição assim. Faço aqui um apelo a Casa para derrubar esse veto à iniciativa, que não é apenas minha, mas de um coletivo. É um apelo da sociedade, das pessoas que trabalham na Saúde e nos Bancos de Leite", argumentou a parlamentar.

O projeto prevê a realização, em caráter anual, na semana do dia 19 de maio, uma série de campanhas pela Administração Pública com a Rede de Bancos de Leite Humano, para debater, refletir, esclarecer questões sobre o tema e estimular a doação.

"É importante assegurar esse momento de reflexão para sensibilizar a população, seja com publicidade do tema “doação de Leite Materno”, seja com debates, palestras e seminários, bem como a promoção de iniciativas visando o aumento de doação de leite materno e o abastecimento dos Bancos de Leite Materno no RN", afirmou a deputada Márcia Maia.

O leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa em 47%, graças a um conjunto de políticas públicas voltada para a família, a gestante e a criança.

Na amamentação, os bebês recebem os anticorpos da mãe para proteção contra infecções, principalmente diarreia e pneumonia. O leite materno diminui ainda alergias e obesidade. Amamentar também é importante para a saúde da mulher. O sangramento após o parto é menor, assim como os riscos de desenvolver anemia. A mulher também corre menos riscos de câncer de mama, ovário, e ainda de diabetes e infarto.

Fonte: DNonline

0 comentários: