Pages

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MPF-MG vai à Justiça pelo tombamento do patrimônio de Chico Xavier


O MPF-MG (Ministério Público Federal em Minas Gerais) ajuizou ação civil pública na 1ª Vara Federal de Uberaba para obrigar a União, o estado de Minas Gerais e o município de Uberaba a realizarem o inventário e tombamento dos bens móveis e imóveis deixados pelo médium Chico Xavier.

Segundo a ação, apesar de reconhecer o expressivo valor histórico e cultural desse patrimônio brasileiro, o governo nada fez para conservá-los. "Mas, pelo contrário, permaneceram omissos e inertes, o que obrigou o MPF a pedir a intervenção judicial para conferir proteção constitucional aos bens", diz ação.

O objetivo do MPF é o de impedir a evasão, destruição e descaracterização do patrimônio deixado por Chico Xavier.O médium é considerado um dos maiores fenômenos religiosos de todos os tempos, e um dos mais importantes personagens brasileiros do século XX.

Chico Xavier nasceu em Pedro Leopoldo/MG, em 1910. Mudou-se em 1959 para Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde viveu até a sua morte em 2002. Ele deixou mais de 400 livros psicografados. Estudiosos dizem que, dos 10 melhores livros espíritas do século XX, sete são da lavra do médium brasileiro, que doou os direitos autorais de todas as suas obras para organizações espíritas e instituições de caridade. Estima-se que foram vendidos mais de 50 milhões de livros em português, com traduções em várias línguas.

Sua devoção à caridade e ao próximo renderam-lhe a indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 1981, disputando a indicação com o Papa João Paulo II e o Escritório do Alto Comissariado da ONU para refugiados.

Fonte: Uol.com

1 comentários:

Tiago Holanda disse...

Acredito que Chico está indiferente a tudo isso, imagino que ele queira apenas que leiam as suas obras, isso basta.