Postos de saúde sem equipamentos, sem profissionais e até mesmo sem alimentação, tudo isso sem falar no total abandono em que foi deixado o Hospital Municipal, que quase fechou as portas pela falta de investimento e principalmente de responsabilidade daqueles que deveriam zelar pela saúde do povo de Patu.
Mas hoje, a realidade é outra e os fatos estão ai para comprovar.
Pela primeira vez na história de todas as administrações que passaram por Patu, a população dispõe de uma equipe médica formada por profissionais devidamente qualificados e acima de tudo com freqüência nos plantões. O cidadão se consulta hoje e tem a oportunidade de voltar para o mesmo médico que o atendeu se for necessário.
Recentemente a prefeitura de Patu, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) investiu pesado na contratação de especialistas para atenderem gratuitamente toda a população. Foram contratados novos especialistas nas áreas da fonoaudiologia, nutrição, psicologia e ginecologia, além dos que já atuam nos programas sociais.
"Contratamos profissionais de saúde especialistas para atender melhor os pacientes que antes seriam encaminhados para outras cidades, como Mossoró por exemplo, hoje eles são atendidos no próprio município", falou o secretário de saúde, Dr. Ednardo Moura.
De acordo com Maria de Lourdes de Oliveira, Coordenadora do Hospital municipal Dr. Henderson Josino Benigno de Moura, são atendidos diariamente mais de 100 pacientes, que já saem com o medicamento, e se necessário com encaminhamento, sem falar nas urgências e pacientes oriundos de outras cidades.
O município dispõe ainda de três Postos de Saúde, todos equipados e com atendimento médico diário, são eles: O Posto de Saúde Lourival Rocha ( Bairro Nova Brasília), Posto de Saúde João Inácio (bairro da Estação) que por sinal está ganhando um prédio novinho em folha, e o Posto de Saúde do Conjunto Nova Patu.
0 comentários:
Postar um comentário