Pages

quarta-feira, 7 de julho de 2010

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES COMPLETA HOJE 233 ANOS DE IMPLANTAÇÃO DA FÉ CATÓLICA EM SOLO PATUENSE

Do Blog do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis

NAS ORIGENS:

Em 1777 – Ainda não havia a capela, apesar de ter sido iniciada a sua construção entre os anos 1778/1779, sua construção era a mais antiga da nossa cidade, tendo sido remodelada três vezes deste a sua fundação até os nossos dias.

Em 07/07/1777, foi feita a primeira doação de uma gleba de terra medido 40 braças de frente por 80 de fundos, cuja doação foi feita pelo Capitão Ignácio de Azevedo Falcão e sua mulher, para a construção da Capela, pois com a doação teve início o Patrimônio de Nossa Senhora das Dores, como recebedor foi o Capitão Geraldo Saraiva de Moura, fazendeiro local, que se fez encarregado do dito patrimônio da Mãe de Deus de Patu de Dentro.

Dois anos depois, em agosto de 1779, ele, o administrador fez a segunda doação de mais 40 braças por 80 para aumentar a área do patrimônio. O administrador naturalmente teve uma visão do crescimento do futuro povoado, que surgiu com a construção das primeiras casas, após a conclusão das obras da capelinha.

Entre os anos de 1780 a 1826, o desenvolvimento do povoado foi muito lento, foram surgindo as primeiras ruas em ambos os lados e em frente à igreja. E neste último ano foram criados o ferro, o sinal e a ribeira do patrimônio, e depois, em 1852 passou a ser a ribeira da freguesia de Nossa Senhora das Dores, e ainda está sendo usado em nossos dias. (dados extraídos do livro Escrituras da Paróquia)

Em 1852 a Assembléia Legislativa da Província do Rio Grande do Norte, pela Lei Nº 260 de 03 de abril de 1852, criou oficialmente a Freguesia de Nossa Senhora das Dores do Patu, ao mesmo tempo a capela foi elevada a Igreja da Freguesia e o Governo da Província foi autorizado, pela Lei Nº 413 de 04 de setembro de 1858, a despender até a quantia de 400$000 (quatrocentos mil réis) com a ampliação e conclusão das obras da igreja matriz desta povoação de Patu, isso porque a sede da Freguesia desse ano em diante passou a ter um padre residente. (“Uma História da Assembléia Legislativa do RN”, de Câmara Cascudo).

Nos anos de 1936 a antiga Freguesia de Nossa Senhora das Dores fora transformada na Paróquia de Patu, ato consignado com a elevação da Vila à categoria de Cidade, e consequentemente a criação da Diocese de Mossoró. Então precisava de uma igreja mais ampla, uma nova construção em estilo atualizado, que oferecesse aos paroquianos mais conforto e uma capacidade de receber maior número de fiéis que procuravam participar das cerimônias e atos litúrgicos.

Foi quando, em 1946, houve a demolição da igreja velha e construída uma nova, em estilo moderno, com status de matriz, sede da paróquia, que está assim jurisdicionada: Patu, Almino Afonso, Messias Targino, Rafael Godeiro, Olho D’água do Borges e mais as capelas de Bela Flor, Coroatá, Cajueiro e Santa Terezinha. A construção da moderna igreja teve início em 1946 pelo Pe. Luiz Klur e foi terminada em 1952 pelo Pe. Agostinho Bolhem, depois de seis anos ininterruptos de intensivos trabalhos.

Em 1954 é colocado na torre da igreja um relógio do tipo carrilhão, para orientação dos habitantes da cidade e até dos sítios mais próximos, de onde se escutam as batidas do sino informando a hora do relógio. Este relógio foi doado pelo Prefeito Pretronilo Augusto de Paiva, e que custou naquela época o valor de Cr$ 400.000,00 (quatrocentos mil cruzeiros) aos cofres da municipalidade.

Veja algumas imagens:

ATUALMENTE

fonte: História do Município de Patu e imagens de blogs diversos.

Parabéns!

1 comentários:

Suellen Fernanda disse...

Estava fazendo uma pesquisa sobre, a difusão da doutrina da N.S das dores no Brasil, e gostei muito desse material....

Valeu