Pages

terça-feira, 6 de julho de 2010

Governo cria "Unidade de Saúde do Homem" e realiza mutirão para cirurgias de próstata


O Governo do Estado dá início, neste mês de julho, a um mutirão para a realização de cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte. Inicialmente, os procedimentos principais serão as cirurgias de próstata, enfatizando o cuidado com a saúde masculina sugerido pelo Ministério da Saúde. A meta é atender 400 homens que dependem do uso da sonda para urinar.

Numa etapa posterior, serão realizadas cirurgias de catarata, cuja meta é atender mais de 5400 pacientes; de varizes, com previsão de atendimento a outros 1200, e de amígdalas, que deve atender a 300 pessoas.

Para agilizar os procedimentos médicos, o Governo está criando a Unidade de Saúde do Homem no hospital Santa Catarina, com foco na Urologia e demanda aberta, que contará com oito urologistas e um anestesista. A unidade fará tanto o atendimento preventivo quanto curativo, incluindo as cirurgias. Anteriormente, apenas o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da UFRN, realizava cirurgias desse tipo, segundo informa o secretário adjunto estadual de Saúde, José Fernandes.

Para realizar as cirurgias de próstata, o Governo do Estado fará investimentos da ordem de R$ 557 mil, recursos exclusivos do Tesouro Estadual. “O que pretendemos é trazer alívio, primeiramente, a estes pacientes que dependem da sonda”, explica o adjunto. Para as demais especialidades, acrescenta ele, “só estamos aguardando cooperação financeira com o Ministério da Saúde para iniciarmos a campanha, mas há uma previsão ainda para este ano de 2010”.

O mutirão envolve os hospitais Santa Catarina, na zona norte de Natal, o Universitário Onofre Lopes (HUOL), em uma parceria com a UFRN, os regionais de Currais Novos, Caicó, Assú e o de São José de Mipibu.

A ação tem por objetivo atender a demanda reprimida existente nestas especialidades médicas e chamar a atenção para uma área que agora começa a receber cuidados especiais – a saúde do homem. A recomendação é que a realização de exames preventivos comece a partir dos 40 anos de idade.


0 comentários: