O Plenário aprovou nesta terça-feira (22), as PECs 336/09 e 379/09, ambas do Senado, que aumentam o número de vereadores do País dos atuais cerca de 52 mil para cerca de 59 mil.
A aprovação foi comemorada pelos deputados no plenário. Foram 380 votos a favor, 29 contra e duas abstenções. A medida será agora promulgada em sessão solene do Congresso.
De acordo com o relator da proposta, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a medida vale imediatamente. "Não adianta o Tribunal Superior Eleitoral vir dizer que isso valeria para 2012. No texto está bem claro que isso é imediato. Sem falar que os efeitos de PECs [Propostas de Emendas Constitucionais] estão acima de qualquer regulação do TSE.
Pode haver vereadores que não assumam de cara, porque a lei orgânica de alguns municípios mudou, mas isso é questão de tempo", afirmou em entrevista, antes da votação. No primeiro turno, a PEC teve 370 votos a favor, 32 contrários e duas abstenções.
Informações: Câmara dos deputados
1 comentários:
Rapaz, o Dep. Faria de Sá parece está muito seguro da posse dos suplentes, para tanto, observo no Art.16 da CF o seguinte: “Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência.” Neste fato, acredito que o novo texto terá a sua eficácia a partir da próxima eleição para o Legislativo Municipal e, que no TSE ninguém destroçará a CF. Será que uma PEC, no caso, por si só resolve o problema? E se os TRE’s não mandarem empossar? Em tempo, vigorando a PEC, a CMP não terá aumentado o n° de Vereadores.
Postar um comentário