Pages

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bancários em greve



Os bancários do Rio Grande do Norte estão em greve a partir de hoje, por tempo indeterminado.

A decisão foi homologada em uma assembléia realizada na noite de ontem e segue um movimento organizado em todo o país, atingindo os bancos públicos e privados. O mês de setembro é a data-base da categoria, que pede aos patrões, entre outras vantagens, um reajuste de 30% nos salários.

“Teremos uma grande greve por conta da intransigência dos banqueiros e do Governo Federal”, disse Liceu Carvalho, presidente do Sindicato dos Bancários do RN. A contraproposta da Federação Nacional dos Bancos (dos bancos privados) e do governo federal (que controla os públicos) é de 4,5% de reajuste, o que criou um impasse nas negociações.

Os bancários pedem ainda um índice maior na participação dos lucros e resultados, a estabilidade de emprego nos bancos privados, a contratação de mais funcionários e a não extrapolação da jornada de trabalho. Na greve deste ano, a expectativa dos sindicatos é de que a adesão seja forte até mesmo na rede privada. “Queremos mostrar que, com todas as dificuldades inerentes ao setor privado, nós temos a obrigação de paralisar”, disse Liceu.

Os sindicalistas dizem que de 1994 para cá os bancários do serviço público (Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste) tiveram uma perda salarial acentuada (estão ganhando apenas a metade do que deveriam ganhar) enquanto que os da rede privada perderam 24% do valor de seus vencimentos. “Enquanto os bancos batem recorde de lucro a cada semestre”, disse Eduardo Xavier, diretor de formação do sindicato.

A paralisação prejudica todos os serviços bancários, com exceção da compensação de cheques e das funções de auto-atendimento nos caixas eletrônicos, internet e telefone.

Fonte: Blog noticia do RN

3 comentários:

RENARLLY CÉSAR disse...

BRUNO, TUDO BEM?

AI ESTÁ A MENSAGEM QUE VC ME PEDIU.

ABRAÇO!!!


A comemoração de nossa emancipação representa o orgulho de termos conseguido adquirir nossa própria história e identidade.
Significa lembrar o inicio de um tempo de conquistas em que a terra Patuense pediu passagem e chamou o estado a voltar seus olhos para ela; para sua Cultura e diversidade.

Sabemos que na prática nossa emancipação não é completa, já que temos que mendigar por contribuições Federais e estaduais, como o FPM para que o município possa realizar alguma coisa.

Pois temos que chorar a falta d’áqua, sabendo que a nossa emancipação política não é suficiente para que os governantes municipais possam resolver e nos privar desse problema.

É quase figurativo? É?

Mas mesmo assim os problemas não tiram o brilho da comemoração que reafirma a dignidade, a personalidade, a gentileza e a beleza do povo patuense, da terra dos ventos, eterno paraíso... Patu!

Salve 25 de setembro!! Linda data... que inclusive me identifico muito por também ser a do meu aniversário ( só que, sou um pouco mais novo, rs)

Viva os 119 anos da emancipação politica de Patuuuuuuu!!!!!!!!!

Unknown disse...

Patu, faz 119 anos de Emancipação Política!
Esta é uma data boa para refletirmos: como anda a nossa cidade?
É a cidade que sonhamos?
(para termos uma cidade um pouco melhor é preciso que todos se dêem as mãos

Portanto, patuenses está na hora de acordar!

A política é quem faz a cidade desenvolver-se ou não. Porém, campanha eleitoral para prefeito só existe de 4 em 4 anos. Os políticos de Patu precisam darem-se as mão para conseguirem recursos pra nossa cidade ( e isto cada um com suas opiniões, partidos, divergências), pois na hora de buscar o desenvolvimento da cidade as cores partidárias não devem prevalecer.

Vejam: A governadora Wilma quando quer consquitar algo para o Estado em Brasília reúne toda a bancada Potiguar...

Os políticos de Patu devem dar-se as mãos. Caso contrário, esta cidade estará fadada ao atraso!

Unknown disse...

No final coloque:
Patuenses, parabéns pelos seus 119 anos de emancipação política!