Pages

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Feira da Cultura

Enquete

A enquete sobre a possível transferência da Feira da Cultura para a Praça do povo chega ao fim com mais de 320 votos.

A enquete era a seguinte:

Você é a favor ou contra a transferência da Feira da Cultura para a Praça do Povo?

A favor

Contra

Pois bem, o resultado foi o seguinte:

A favor - Recebeu 225 votos, equivalente a 69,44% dos votos

Contra- recebeu 99 votos, o que totaliza 30,56% de votos


Partindo do princípio de que os votos por meio da internet podem ser duplicados, ou seja, algumas pessoas podem ter votado mais de uma vez na mesma opção, resolvi fazer a pergunta acima a algumas pessoas da cidade. Comerciantes, empresários e populares. vejamos a opinião das pessoas sobre uma possível transferência de local da Feira da Cultura.


Fiz a seguinte pergunta:

Você é a favor ou contra a transferência da Feira da Cultura para a Praça do Povo?

Vejam as respostas

SHYRLEY HOLANDA (comerciante, Point Vip)- Contra
Por questões econômicas e culturais, a amiga shyrley é contra a transferência da Feira da Cultura. Segundo ela, essa possível transferência poderá afetar a economia dos comerciantes do centro, que perderão de certa forma a visibilidade do centro.


SHERMAN - (Auxiliar de enfermágem)- A favor
Segundo o amigo Sherman, a mudança da festa seria sim benéfica, pois a Praça do Povo dispõe de um espaço físico agradável e amplo. Sherman disse que essa é uma questão que deve ser muito bem estudada.


ZÉ FILHO - (Artista da terra) - A favor
O amigo José Filho, concorda com a transferência da festa para Praça do Povo. Ele defende a tese de que o ambiente é amplo, o que possibilita uma maior organização da festa, da questão dos barraqueiros e etc.


NEGA E NEIDINHA - (Comerciantes, Hamburgão) - Contra
As meninas do Hamburgão são totalmente contra a uma possível mudança de local da Feira da Cultura. O motivo? Cultural. Elas afirmam que a questão comercial não influencia na opinião delas, e sim a cultural, acham que a festa perderá a sua essência natural ao ser retirada de perto da Igreja Matriz. Por outro lado, Neidinha afirma que a mudança de local não afetaria de maneira alguma a economia do centro, uma vez que é tradição patuense, reunir a "turma" no centro e depois descer para a estação (em caso de festas).


GEORGE GODEIRO - (Empresário patuense) - Contra e a favor
Contra - O empresário é contra do ponto de vista cultural, segundo George, a festa perde um pouco a sua tradição, se retirada das proximidades da igreja.
A favor - Por outro lado, reconhece que do ponto de vista físico, a Praça do Povo é bem mais adequada para a realização da Feira da Cultura.
O empresário defende ainda uma ampla reforma física do local atual da festa, mudança de local do palco dentre tantas outras coisas.


Do meu ponto de vista tudo que cresce muda e a mudança causa um certo temor em algumas pessoas, o que é completamente normal. Sou favorável a transferência da Feira da Cultura para a Praça do Povo, por justamente achar que essa festa cresceu bastante em relação ao seu atual local de realização. A verdade é que não há mais espaço físico, para comportar tanta gente, barracas, ambulantes, mesa de som, palco, parque entre tantas coisas.

Mas acho também que essa tem que ser uma decisão muito bem pensada, elaborada e principalmente conjunta, o povo e a prefeitura devem decidir juntos, afinal de contas essa é uma festa que mexe com a sensibilidade simbólica de muita gente.


E você é a favor ou contra?

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o espaço da festa de ser melhor estudado.
O local onde fica o palco é inadequado, porque a calçada da Igreja vira pista de dança e no final da festa fica toda emporcalhada como mostrei nas minhas fotos do orkut depois da festa.
Na frente da Igreja poderiam ficar as tendas. O Palco seria colocado em frente a antiga delegacia sendo que virado para a Igreja.
Se levada para a Praça do Povo não atrapalharia a festa religiosa, pois também poderíamos colocar nossa barraca no centro e funcionaria até a festa começar na praça do povo.
Há viabilidade nas duas propostas!

Anônimo disse...

È acho que o resultado da enquete foi o esperado, pois já que tem uma praça tão grande porque não realizar um evento de tão grande porte lá, claro que a enquete surtiu opinião de um lado e de outro, é verdade que acabaria com a tradição, mas vamos pensar de uma forma diferente, tudo que se torna grande com um tempo é modificado faz parte da vida.Creio que haverá uma solução.