* Comunidade Santuário do Lima-
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3351399
Em janeiro de 1758, o coronel Antônio de Lima Abreu Pereira e sua esposa Paula Moreira Braga Pessoa, moradores de Apodi e proprietários da serra construíram uma capela e trouxeram a estátua de Nossa Senhora dos Impossíveis, de Portugal.
Cerca de 30 anos depois, o mesmo coronel doou a capela ao Bispado, passando-se a desenvolver as romarias e celebrando-se a festa no dia 21 de novembro e dia 1 de janeiro.
Os doadores passaram, por escritura, meia légua da terra para a diocese, passando a ser administrada pela congregação. Para ficar administrando o santuário, os missionários tiveram que construir um novo templo, fazer estradas de acesso, e ampliar a estrutura do local.
Em todo esse tempo, os serviços do santuário foram se seguindo, e hoje, ele pode ser considerado a 13° Basílica do Brasil, título honorífico que recebeu.
Fonte: Gazeta do Oeste
A Festa de Nossa Senhora das Dores, é considerada uma das maiores festas de padroeiro do interior do estado.
Essa comunidade é para aqueles passam o ano todo esperando Setembro para os dias mais festivos de nossa cidade a tão aguardada festa da padroeira.
* Comunidade Feira da Cultura de Patu-
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37943491
Consolidada como maior manifestação artística cultural pública do município de Patu, a Feira da Cultura, deixou de ser fechada a comunidade e passou a ser aberta ao RN, deixou de ser a simples festa tradicional de uma pequena cidade para se tornar uma das grandes atrações turísticas de Patu, ficando atrás apenas do Santuário do Lima e da magnífica serra.
A imponência dessa festa cultural é tão grande que nem mesmo a nossa velha e tradicional política consegue tirar o seu brilho. Já se passaram vários governos municipais e ela sempre continua a encher o coração do patuense de felicidade. Afinal de contas a Feira da Cultura é uma festa popular que a muito deixou de ser de uma administração para se tornar patrimônio do povo de Patu.
Parabéns a todos que contribuíram e ainda hoje contribuem para a realização da nossa Feira da Cultura.
Em breve divulgarei mais comunidades .
Forte abraço e até logo
0 comentários:
Postar um comentário