Pages

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sobre o Hospital Regional Tarcísio Maia


Texto publicado no blog de Evanio Araujo

Importância do HRTM para a região Oeste

POR MARCELO DUARTE, diretor

A Direção do Hospital Regional Tarcísio Maia, procurando trabalhar de acordo com as prerrogativas da Política Nacional de Humanização resolveu adotar, em fevereiro deste ano, o Acolhimento com a Classificação de Risco, uma das ferramentas da PNH e, hoje, é exemplo para os demais hospitais do Estado.

O Acolhimento com a Classificação de Risco realiza a seleção de pacientes de acordo com a necessidade de atendimento, ou seja, a condição de risco ao chegar ao pronto-socorro do hospital.

Trata-se de serviço humanizado e adequado ao quadro clínico.

Nisso, o acesso ao pronto socorro segue as regras pertinentes, de modo a evitar tumulto à entrada do hospital, muito comum antes da adoção do serviço, o que prejudicava o trabalho da equipe de plantão e, consequentemente, os cuidados com o paciente.

Não obstante, mesmo seguindo as normas da PNH relativas ao Acolhimento com a Classificação de Risco, aumenta, gradativamente, o número de pacientes, conforme registra o Centro Cirúrgico.

No mês de janeiro o número de cirurgias realizadas foram 86; em outubro, 251.

O que chama atenção é que apesar do aumento considerável do número de procedimentos realizados, o índice de mortalidade diminuiu ¾ se comparados aos primeiros meses do ano.

Essa diminuição no índice de mortalidade também pode ser creditada ao aumento do número de especialistas no pareceres como pneumologista, cardiologista, nefrologista, infectologista entre outros. Os pacientes recebem cuidados especiais.

Há também sobrecarga no serviço de traumatologia, o que se deve à regularização da escala médica. Mais de 3.420 procedimentos realizados após o retorno dos traumatologistas. Em outubro tivemos 2156 procedimentos em Ortopedia e uma média de 6 a 7 reduções diárias.

A clínica médica e cirúrgica que atende a Mossoró e região enfrenta o problema da procura além da conta, com o fechamento de dois hospitais em Mossoró, no caso a Casa de Saúde Santa Luzia e o Hospital Duarte Filho, não sendo criados leitos para compensar.

Mesmo com duas Unidades de Pronto Atendimento em Mossoró a clínica médica do Tarcísio Maia (pronto- socorro e internamento), está sempre lotada.

Para se ter uma ideia da importância do Hospital Regional Tarcísio Maia para Mossoró e mais de 80 municípios no Rio Grande do Norte e de Estados vizinhos, como Ceará e Paraíba, registraram-se, de janeiro a setembro, 40.355 atendimentos assim distribuídos.

Clínica Médica: 27.173;

Clínica Pediátrica: 5.836;

Pequenas Cirurgias: 2.663;

Ortopedia: 4.683.

Ainda estamos investindo na instalação do serviço de hemodiálise na Unidade de Terapia Intensiva, cobrança da sociedade à frente a Promotoria Pública da Saúde. Único na cidade e região que contará com hemodiálise na UTI.

Vale registrar nesse relatório que a cobrança de providências da parte de prefeitos municipais, a grande quantidade de pacientes encaminhados para Mossoró, principalmente das cidades de Baraúna, Assu, Areia Branca, Apodi, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Caraúbas, Tibau, Serra do Mel e Upanema.

O fato é que, se não houvesse sido adotado o Acolhimento com a Classificação de Risco, no início do ano, a situação relativamente à disponibilidade de leitos seria ainda mais grave.

Também a Unidade de Gerenciamento de Vagas será de suma importância para regular a entrada de pacientes no Hospital.

Este pequeno demonstrativo mostra a responsabilidade do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública, em investir no Hospital Regional Tarcísio Maia, o único da região em Urgência e Emergência, em todas as especialidades médicas.

Explicamos ainda, mais uma vez, que o HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA è de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, e que não podemos regredir em nossa qualidade de atendimentos, em função de não serem oferecidas algumas especialidades na rede de assistência Básica (ambulatório)

Agradecemos a ajuda, seja na crítica, no elogio, na sugestão.

Sabemos que todos temos um objetivo comum “MELHORAR A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA POPULAÇÃO DE MOSSORÓ E REGIÃO”, temos hoje todas as escalas do hospital completas, seja as especialidades de sobre aviso ou plantão presencial.

0 comentários: