Pages

domingo, 13 de dezembro de 2009

Deu no O Mossoroense


Alunos de Comunicação farão vídeo sobre romeiros


Estudantes do curso de Comunicação Social, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), estão colhendo os frutos da iniciativa com projetos de extensão de suas próprias autorias. Um grupo de alunos do 5º período conseguiu apoio da Fundação José Augusto para a realização de um documentário.

O título do projeto é "Nas pegadas dos fiéis: Um Registro Audiovisual das Manifestações Religiosas no Santuário do Lima, Patu". A ideia partiu de um pré-projeto apresentado pelo estudante Bruno Campelo, em sala de aula, como trabalho acadêmico. O trabalho chamou a atenção de outros colegas e de professores que resolveram elaborar o projeto e encaminhar à Fundação José Augusto.

Depois de quase dois meses de espera, o resultado foi divulgado na II Conferência Estadual de Cultura, que aconteceu no auditório central do IFRN em Natal, na última quinta-feira. O projeto será financiado pela Fundação José Augusto, através do Programa Mais Cultura.

Além de Bruno Campelo, o projeto conta com a participação dos alunos Adneison Lincoln, Richarles Alves, Marbenis Maia e a orientação da professora Ana Lúcia. Segundo Bruno, o projeto tem como objetivo documentar em audiovisual uma das maiores manifestações religiosas da região do Oeste potiguar, a Romaria de 1º de Janeiro que acontece anualmente no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis ou Santuário do Lima, como também é conhecido, que fica localizado em Patu - RN.

"Fiquei bastante feliz ao saber do resultado positivo. Uma ideia que nasceu no cerne da academia, agora começa a sair do papel para virar realidade. Bom para o nosso grupo, para a professora e ótimo para a cidade de Patu que passará a ter um acervo cultural ainda maior, além de ter as suas potencialidades divulgadas por todo o Estado", disse Bruno Campelo.

Esta é a segunda vez neste semestre que estudantes do curso de Comunicação Social têm seu trabalho reconhecido fora das paredes da Universidade.

Na semana passada, o estudante André Rodrigues, aluno do 3º período de Comunicação Social, foi um dos vencedores do I Concurso de Curtas-Metragens da Controladoria Geral da União (CGU), com o vídeo "A corrupção não se copia, nem se confirma, se corrige", onde concorreu com sessenta e dois vídeos de estudantes de todo o país, recebendo a premiação de milreais, em Brasília. "Agora foi a vez do grupo de estudantes do 5º período que teve o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido", comenta Bruno Campelo.

A produção do documentário deve ser iniciada já no dia 1º de janeiro de 2010 e a conclusão está prevista para o mês de agosto do mesmo ano, onde os idealizadores pretendem apresentar a produção nas festividades da padroeira de Nossa Senhora das Dores e na XXVII Feira da Cultura de Patu.

O Mossoroense

0 comentários: