Pages

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PATU- Prefeita Evilásia participa de reunião do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Alto Oeste Potiguar

Foto: Blog Informativo Patuense
Prefeita Evilásia e o sec. de turismo Arrílton Cândido

A prefeita de Patu, Evilásia Gildenia (PSB), participou na última segunda-feira (17) de uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Alto Oeste Potiguar, onde estiveram presentes vários prefeitos da região oeste.

Saneamento básico engloba coleta e tratamento de esgotos, abastecimento de água, drenagem de águas pluviais e coleta e tratamento de lixo. A criação dos consórcios aponta saída para o saneamento das cidades, pois o tratamento adequado do lixo, evita a contaminação do meio ambiente e conseqüentemente de fontes de abastecimento de água.

A proposta do Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos foi apresentada pelo Governo aos dirigentes municipais em junho 2010 e tem ate o final do ano de 2012 para conclusão.

A primeira etapa será os estudos para o local adequado e posteriormente construção de um Aterro Sanitário na região que terá vida útil de 50 anos e capacidade para o armazenamento do lixo produzido dos 44 Municípios que estão no Consórcio.

Com isso, será garantido o ordenamento de procedimentos que contribuam para uma melhoria no gerenciamento da limpeza urbana. Além disso, facilitará o compartilhamento de ações entre municípios, inserção social dos atuais catadores, proposição de incentivos tributários para as atividades voltadas para a reciclagem e implantação de políticas ambientalmente adequadas.

"Até o final do nosso mandato iremos deixar a cidade de Patu totalmente saneada e com o tratamento adequado para o lixo. Esta é nossa meta", disse a prefeita Evilásia.

Fonte: Blog Informativo Patuense

0 comentários: