Pages

sábado, 14 de novembro de 2009

RN conta com seis mortes por Gripe A - Secretaria alerta quanto à cuidados


O registro de seis mortes por Gripe A no Rio Grande do Norte, e a previsão de possível alastramento da doença no Estado, acabou rendendo uma movimentação atípica por parte dos técnicos da Secretaria de Saúde do RN no decorrer dos últimos dias.

Ontem, os técnicos voltaram a se reunir em entrevista coletiva, a apontaram a necessidade de adoção de medidas emergenciais.

A movimentação intensa deixa claro de que o pesadelo aina não acabou.

O RN corre riscos graves.


Veja a nota oficial emitida pela Sesap.

Gripe A H1N1 – COMUNICADO À POPULAÇÃO

Tendo em vista o registro de novos casos confirmados de gripe suína (vírus A H1N1) no Rio Grande do Norte, especialmente em Natal e em municípios do interior do estado, o que é uma evidência de que o vírus está circulando no nosso estado, as entidades responsáveis pela atenção e preservação da saúde do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Saúde Pública, Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Conselho Regional de Medicina, Associação Médica e Sociedade Norteriograndense de Infectologia, vêm esclarecer a população sobre os seguintes fatos:

1. Em casos de sintomas gripais com febre alta e persistente, seguidos de dificuldade respiratória, o enfermo deve procurar o serviço de saúde mais próximo, para ser examinado por médico e para receber o tratamento adequado.

2. Ninguém deve tomar medicamento sem indicação médica. A automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência do vírus. Apenas o médico pode determinar a indicação de medicação específica para a doença, que é de distribuição gratuita e exclusivamente liberado conforme protocolo do Ministério da Saúde.

3. A decisão sobre a coleta de material para isolamento viral é do médico e com indicação específica, em casos de doença respiratória aguda grave e em surtos de síndrome gripal em comunidades fechadas.

4. É importante ressaltar que o exame através de coleta de secreção do nariz e da garganta é gratuito, mesmo que a coleta seja feita em hospital da rede privada. O exame está disponível nos Hospitais Públicos Estaduais, nos quatro Distritos Sanitários da Secretaria Municipal de Natal, em cinco hospitais privados (Natal Center, Casa de Saúde São Lucas, PAPI, Promater e UNIMED), e ainda no Hospital da Guarnição de Natal (referência para as unidades militares).

5. Todo o material coletado é enviado para o Instituto Evandro Chagas, Belém, PA, referência para todo norte e nordeste, conforme o estabelecido pelo Ministério da Saúde

6. Os hábitos de higiene devem ser reforçados, pois servem para prevenção de outras doenças transmitidas por vírus. Entre eles, estão a higienização das mãos com água e sabão, depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e de tocar os olhos, boca e nariz. Além disso, deve-se evitar tocar os olhos, nariz ou boca após o contato com superfícies e não se compartilhar objetos de uso pessoal. Outro cuidado importante é proteger a boca e o nariz com lenços descartáveis, ao tossir ou espirrar. É recomendado, ainda, buscar manter-se em ambientes ventilados, procurando não circular em aglomerações e locais fechados.

Do blog Giro pelo estado

0 comentários: