Pages

segunda-feira, 6 de abril de 2009

BANDA DE MUSICA LUIZ DE FRANÇA DANTAS – 10 ANOS – (1999 – 2009)

O surgimento

A banda Foi criada no ano de 1999 na Administração do então Prefeito Ednardo Moura e que leva o nome de um ex-músico e conhecido cidadão patuense que é um dos remanescentes ainda vivos da ultima Banda de Música existente em Patu, a qual se chamava os “AMIGOS DO PROGRESSO”. O homenageado é o Sr Luiz de França Dantas ou mais conhecido como o Sr. Luiz de Tutu, que até hoje reside na cidade de Patu.


Tendo a frente dos trabalhos para formação de Alunos e Integrantes desta referida banda, o Maestro Francisco Josineudo. A banda era subordinada a secretaria de Educação, a qual era comandada pela secretária Francisca Linderleide mais conhecida como Leleida, com isso, mais de 80 pessoas se escreveram e começaram a ter aulas de música teórica e prática na Escola Estadual João Godeiro, local que deu início a formação da banda no dia 06 de abril de 1999.


Com o passar do tempo, o maestro Francisco Josineudo (1999 a 2004) da cidade de Jaguaruana-Ce, através de seu trabalho foi dando forma e perfil a Banda de Música a qual disponibilizava de cerca de mais de 40 Componentes efetivos os quais se revezavam durante as apresentações na cidade e na região. No tocante a parte física e material, a banda disponibilizava de 27 Instrumentos de sopro (metais e palhetas) e mais a parte percussiva, totalizando cerca de 32 instrumentos disponibilizados para a prática da música.


Em setembro do mesmo referido ano (1999) foi realizada uma formatura, um ato solene na Boite Pantano que contou com a presença da população e demais autoridades responsáveis a qual foi entregue para cada aluno um Certificado de conclusão do Curso de música, dando ao alunado da Banda a forma concreta de estar apto a desempenhar um trabalho árduo, prazeroso, e de grande significância para a sociedade, que é fazer Música . A partir disso a banda devidamente formada, começou a participar de eventos inter-estaduais, como apresentações na cidade de Natal-RN no evento realizado pelo Governo do Estado UM PRESENTE DE NATAL, e no Teatro Alberto Maranhão, Brejo do Cruz – PB, São Bento –PB, Jaguaruana –CE, Apodi-RN, Mossoró-Rn, Caraúbas-RN, Cruzeta-RN, dentre outras.


No ano de 2000 a 2008 sobre nova administração pública tendo a frente o Prefeito Possidônio Queiroga a banda acompanhou tal renovação e passou a ser Regida pelo Maestro Francisco Janilson(2004 até hoje) da cidade de Apodi-RN, e também passou aos cuidados da secretaria de Cultura sobre a tutela do secretário Ricardo Veriano, passando por várias inovações como tal novo fardamento, nova sede, disponibilização de aquisição de novos instrumentos, dentre outras inovações.


Sendo peça fundamental na Festa de Padroeiro da cidade a banda de música passou a ter destaque no cenário regional sendo matéria da revista PRÉ-A da Fundação Roberto Marinho interligada ao Governo do Estado.


Atualmente ainda na regência do Maestro Francisco Janilson a banda está firme e forte tentando de uma maneira ou outra mostrar seu real valor a população de Patu e também a nível estadual, esta qual é um símbolo vivo e ficará presente e marcado para sempre na história da cidade de Patu, aqueles que já fizeram parte da banda e que por motivos superiores não fazem mais parte dela, todos os alunos hoje que fazem parte desse orgulho da cidade que é a nossa querida Banda de Música Luiz de França Dantas, nossos singelos agradecimentos pela contribuição que foi dada e pela as amizades construídas, aos que contribuíram para o engrandecimento desta banda também nos cordiais votos de agradecimento.


Aos alunos Wellington Ferreira Aragão, Marcelo Alves Pereira, Marcos Alves Pereira, José Jefferson Delfino, Mário Sérgio Clemente, Wagner Viana Cortez, Emanoel Barbosa homenagem está por serem os únicos Músicos ainda em atividade que fizeram parte da 1ª formação da Banda Luiz de França.


Momentos


Componente da banda ao lado do Sr. Luiz de França

Formação mais recente




  • Nota do blog
O blog agradece a colaboração do amigo Welington Aragão e parabeniza todos que fizeram e ainda fazem a história da banda.



1 comentários:

Adrielly Moura disse...

Bruno Exitem algumas inverdades nessa postagem sobre a Banda. verifique... até mais Adrielly Moura